No sudeste do país, do total de dívidas de consumidores inadimplentes negativadas em 2023, 62,2% foram regularizadas ou renegociadas em até 60 dias do vencimento, segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian.
Na análise nacional, em 2023, do total de dívidas negativadas, os consumidores inadimplentes regularizaram ou renegociaram 64,1% em até 60 dias do final do ano. Este é o maior percentual já registrado pelo índice desde o início da série histórica. Em relação a 2022 (57,9%), a diferença foi de 6,2 pontos percentuais.
“A diminuição das taxas de juros e da inflação contribuiu para uma maior regularização das dívidas em atraso por parte dos consumidores, resultando em uma maior estabilidade nos índices de inadimplência. O programa Desenrola do governo federal também incentivou os cidadãos brasileiros a regularizarem suas pendências financeiras", avalia o economista da Experian, Luiz Rabi.
Na visão por setores, em 2023, as dívidas mais regularizadas pelos consumidores foram com “Bancos/Cartões” (74,6%). Para Rabi, a intenção dos consumidores com essa priorização é a de voltar a ter a confiança dos credores. Em sequência, estavam as "Utilities" (63,9%), que são contas básicas e incluem contas de água, luz e gás.
Ainda segundo o indicador, as contas negativadas em 2023 com valores superiores a R$ 10 mil lideraram a regularização (76,1%). Esses débitos, segundo o economista, tiveram mais destaque porque dizem respeito ao financiamento de imóveis e veículos, por exemplo. Nesses casos, a falta de pagamento pode resultar na perda do bem — o que faz os consumidores priorizarem o compromisso.
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