Conselho de Saúde publica uma série de “contribuições no enfrentamento à pandemia”

Entidade é contra a inclusão dos leitos particulares na métrica para aferição do sistema de bandeiras e pede que o município aumente a capacidade de testagem
sábado, 18 de julho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Nesta sexta-feira, 17, a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria de toda a rede de saúde do município ficou em 47,7% e de UTI: 75% (Foto: Secom/PMNF)
Nesta sexta-feira, 17, a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria de toda a rede de saúde do município ficou em 47,7% e de UTI: 75% (Foto: Secom/PMNF)

No dia seguinte ao anúncio de que Nova Friburgo fechou a semana com 75% de taxa de ocupação dos leitos destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19, o que coloca a cidade em bandeira vermelha a partir da próxima segunda-feira, 20, foi publicado no Diário Oficial eletrônico do município deste sábado, 18, uma série de “contribuições no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no município de Nova Friburgo”, documento elaborado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Entre os 22 itens, o Conselho Municipal de Saúde considera que não deveriam ser incluídos na métrica para aferição do sistema de bandeiras os leitos dos hospitais particulares do município, uma vez que a maior parte da população não tem acesso a esses leitos. “Não é razoável criar uma falsa expectativa de disponibilidade de leitos ao se contabilizar, na média geral, os leitos privados, já que eles não são de acesso universal”, diz trecho da publicação.

O Conselho também ressalta que, de acordo com o boletim coronavírus de 10 de junho, o município havia realizado 749 testes. “Com a projeção demográfica do município de 190 mil habitantes, percebe-se que foram testados apenas 0.39% da população. Uma baixíssima capacidade de testagem, considerando o alto nível de subnotificação”, alega o CMS, que completa: “É absolutamente necessária a ampliação da capacidade de testagem, com a aquisição de testes. Deve-se buscar alternativas para a realização dos exames com laboratórios parceiros, para uma maior agilidade nos resultados”.

Considerando o expressivo número de profissionais de saúde contaminados pela Covid-19, o Conselho Municipal de Saúde acredita ser necessária uma “revisão de todos os protocolos de segurança biológica e de disponibilização de equipamentos de proteção individual”. O CMS também pede que calcule e divulgue periodicamente o número efetivo de reprodução (R), que determina o potencial de propagação de um vírus dentro de determinadas condições. Se ele é superior a 1, cada paciente transmite a doença para pelo menos, mais de uma pessoa e o vírus se dissemina. Se for menor do que 1, cada vez menos indivíduos se infectam e o número de contágios retrocede. O CMS defende que o número R, ou seja, o número de contágio, deve estar abaixo de 1. “É parâmetro indispensável para avaliar o comportamento da epidemia e determinar com segurança as decisões dos gestores”.

Quanto ao cumprimento dos decretos municipais, o Conselho Municipal de saúde destaca que “todo ato fiscalizatório é prerrogativa e obrigação legal do Poder Público. E ao não fiscalizar, o Poder Público peca por omissão, pois existe a sua responsabilidade sanitária. A experiência em Nova Friburgo demonstra uma baixa capacidade fiscalizatória, ficando um ambiente de insegurança instalado, diante de qualquer regramento”.

O CMS também pede que a prefeitura estabeleça normas, procedimentos e metodologia para a higienização dos espaços públicos, priorizando as áreas de maior incidência da doença, rodoviárias, pontos de ônibus, hospitais e unidades de saúde. Além disso, o Conselho Municipal de Saúde mantém a sua recomendação do isolamento social, como única estratégia não farmacológica, consensual na ciência, testada no mundo inteiro, capaz de conter a explosão de casos de Covid-19.

O CMS considera que qualquer iniciativa de flexibilização deve considerar os indicadores de saúde. Deve-se avaliar: os índices de reprodução (R), que deve estar sempre o mais próximo ou preferencialmente menor do que 1; a taxa de ocupação de leitos públicos de UTI, que não pode ser maior do que 70%; e a redução do número de casos de morte, devido a Covid-19. Os indicadores devem demonstrar tendência sustentada de queda por pelo menos dois ciclos de 14 dias, para dar partida para as iniciativas. O Poder Público deve manter avaliação semanal dos indicadores para recuar em medidas de flexibilização.

Por fim, o Conselho Municipal de Saúde afirma ser de alta relevância pública regional ,a imediata operacionalização do hospital de campanha de Nova Friburgo. E solicita ao Governo Municipal que faça manifestação pública desse entendimento, com comunicação direta ao Governador do Estado, à presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), à Comissão de Saúde da Alerj, ao Conselho Estadual de Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde. 

 

LEIA MAIS

Informações são do mais novo Boletim Coronavírus emitido semanalmente pela prefeitura

Imunizante deverá ser aplicado em três doses

Todos os pacientes eram idosos com mais de 70 anos e doentes crônicos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra