Conheça as propostas dos candidatos a prefeito sobre cultura e arte

Ao longo de oito dias, os postulantes à cadeira número um da Prefeitura de Nova Friburgo abordam um tema
segunda-feira, 30 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

Dando continuidade à série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Nova Friburgo que já apresentaram neste espaço suas propostas sobre Transporte, Meio Ambiente, Habitação e Emprego, nesta edição abordamos o tema Cultura e Arte que também exige investimentos e atenção especial do próximo gestor municipal. Uma das principais demandas do setor é a retomada do Centro de Arte, que parou de funcionar após ser severamente atingido pela enchente de 2011. A Lei Aldir Blanc vem trazendo incentivos para novas produções culturais, mas onde apresentá-las na cidade? Além do Teatro Municipal Laercio Ventura e da Usina Cultural Energisa, sobram poucos espaços alternativos, o que faz os artistas lamentarem em coro a dificuldade de promover a cultura em Nova Friburgo.       

Nas próximas edições, de quarta-feira, 2, a sexta-feira, 4, apresentaremos as propostas dos candidatos sobre os assuntos Educação, Saúde e Plano de Governo.

Pergunta: Quanto ao Centro de Arte, algum projeto para reabertura do espaço fechado há mais de 13 anos?

 

JOHNNY MAYCON

“Quando ao Centro de Arte, após muitas idas e vindas do processo, objetivando a autorização do Corpo de Bombeiros do projeto requerido pelos fazedores de cultura de nossa cidade, logramos êxito e conseguimos a aprovação do mesmo. Neste sentido, é questão de tempo para superarmos os trâmites legais, para que façamos a recuperação do histórico espaço.

Vale lembrar que na nossa gestão, investimos mais de R$ 2 milhões na plena recuperação do complexo que envolve o Teatro Municipal, Anfiteatro e Praça das Colônias. Também foi recuperado em parceria com o Governo do Estado, o antigo fórum, onde funciona a Oficina Escola de Artes, além de reativarmos o Ponto de Cultura de Riograndina. 

Na valorização dos nossos artistas, temos realizado inúmeras contratações, com recursos próprios, para os eventos da cidade. Só no carnaval deste ano, foram quase 80 artistas locais se apresentando em vários ambientes diferentes.” 

 

WANDERSON NOGUEIRA

Vamos terminar as obras com as devidas adaptações e equipamentos para reabrir para exposições, teatro, cinema e cursos, especialmente, para novos talentos. Além disso, no terreno da Praça do Suspiro, vamos criar a “Casa da Criatividade”, com museu interativo, espaço de coworking e arena game. Um lugar de preservação de memórias e de criação do futuro, para reconhecer os artistas de nossa cidade e estimular os novos.” 

 

JOSÉ ALEXANDRE 

“Tenho conversado muito com os nossos artistas e os profissionais ligados ao setor. Todos sabem a minha relação com a produção cultural e o turismo. Eu conheço bem o Centro de Arte, e o quanto representa como um símbolo em nossa cidade. Vamos reabri-lo e trazer o terceiro setor para estruturar um novo modelo de gestão, com controle social e participação pessoal.

No nosso governo, os artistas da cidade serão valorizados. Vamos criar uma estrutura de apoio técnico para ajudar os profissionais a participar de editais de fomento da cidade e criar um sistema de busca ativa de artistas e coletivos da cultura popular, das tradições da cultura negra e outros segmentos com mais dificuldades de acesso aos editais e bens culturais da cidade. 

Além disso, vamos valorizar um grande produto que temos que é o carnaval de Nova Friburgo. Vamos transformá-lo num grande carro-chefe de atração turística e cultural da nossa cidade, investindo no polo criativo e na economia do carnaval. E em parceria com escolas de samba, vamos criar o Museu do Carnaval Friburguense.” 

 

SÉRGIO LOUBACK

 “A reabertura do Centro de Arte é uma prioridade. Pretendo revitalizar esse espaço, modernizando as instalações e implementando uma programação cultural diversificada que inclua exposições, oficinas e eventos para valorizar nossos artistas locais. O Centro de Arte pode se tornar um ponto de encontro cultural, trazendo vida à nossa cidade.” 

 

PATRICK JERUSALMI

 “Vamos selecionar todos os imóveis abandonados pela prefeitura, inclusive o Centro de Arte, e vamos fazer parcerias público-privadas para que estes voltem a funcionar gerando receita para a prefeitura. Os imóveis que as empresas não tenham interesse em locar ou adquirir, a prefeitura irá revitalizar e ceder para uso do público.”

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Inauguração SENAC
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: