Conheça as frutas outonais que não podem faltar na sua mesa

O maracujá, por exemplo, entre outras inúmeras delícias, já faz parte da dieta alimentar do brasileiro
sexta-feira, 17 de março de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Chegou a estação da renovação. As folhas das árvores começam a cair abrindo espaço para a temporada de inverno, que virá em seguida. E justamente nesse período, no final de março, as frutas típicas do outono no Brasil ganham ainda mais sabor.

Comer frutas típicas desse trimestre é sinônimo de garantir saúde e vitalidade. Afinal, quando são consumidos na estação em que naturalmente se desenvolvem melhor, os frutos têm maior concentração de vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes essenciais para qualquer alimentação saudável e equilibrada. 

O melhor é que as frutas típicas do outono tendem a ser encontradas por preços mais em conta nessa época em comparação com o resto do ano. Isso porque a oferta da fruta na natureza é abundante durante a estação, e os alimentos costumam ser cultivados em locais mais próximos aos grandes centros urbanos.

Abacate

Uma das mais versáteis e deliciosas é o abacate, que pode ser consumido como lanche, vitamina, guacamole e em outros pratos, como saladas salgadas. Bem tradicional no Brasil, colabora para a melhora da saúde e do sistema circulatório, pois tem na sua composição alto nível de potássio e vitaminas do complexo B, K e C.

Banana

A banana é uma das frutas de outono que fazem bem tanto para saúde quanto para o bolso. Rica em carboidratos e vitamina B, ela é muito usada por atletas que precisam de fontes de energia para o treinamento e para combater câimbra, sem precisar gastar muito. Outra característica marcante da banana é a versatilidade, pois, com o fruto é possível fazer bolos, sorvetes, vitaminas e sobremesa. Por ajudar na saciedade do organismo, ela pode ser uma grande aliada para quem precisa manter uma dieta controlada.

Caqui

Esta é uma típica fruta da estação em nosso país. É um ótimo antioxidante, rico em vitaminas como: A, B1, B2, C, ferro e cálcio, e para quem deseja ter uma dieta equilibrada e com baixo nível de calorias. As vitaminas encontradas no caqui também são ótimas para quem precisa reduzir o colesterol e manter a pressão arterial controlada de uma maneira natural. Por ter uma alta concentração de frutose, ela é uma boa alternativa para quem gosta de um alimento doce e saudável.

Coco

Ele já está inserido na dieta alimentar do brasileiro. É rico em fibras e vitaminas que ajudam no bom funcionamento do intestino, além de ser um poderoso antioxidante. E não é só isso! O óleo de coco — tipo de gordura derivado da polpa seca quando a fruta está madura — é perfeito para uma alimentação saudável, pois aumenta a sensação de saciedade do organismo. Qual tal fazer um bolo ou doce de coco hoje mesmo?

Goiaba

Outra fruta bastante popular é a goiaba. Ótima opção para a confecção de bolos, sucos, compotas e geleias, é rica em vitamina C e antioxidantes, nutrientes que ajudam na prevenção de uma série de doenças, como o câncer. Também apresenta vitaminas que deixam o cabelo e a pele ainda mais bonitos, saudáveis e contribuem para retardar o processo de envelhecimento. Isso sem falar que essa fruta é ideal para aliviar problemas relacionados à tensão e o estresse.

Mamão

Encontrada nas versões papaia e formosa, é a fruta indicada para quem precisa melhorar a imunidade. Suas vitaminas e fibras são essenciais também para o controle do colesterol e a melhora do intestino. Isso sem contar o seu sabor irresistível, não é mesmo?

Manga

Para enriquecer a lista de frutas outonais, temos a manga, que pode ser consumida como salada (também doce ou salgada), sobremesa e deliciosamente in natura, inteira e saboreada com as mãos (pra gente se lambuzar mesmo) ou em sucos. Por ser rica em vitamina A e fibras é um bom alimento para quem sofre de prisão de ventre ou quem deseja que o sistema intestinal funcione como um reloginho.

Maracujá

Conhecido pelas propriedades calmantes e antiestresse, o maracujá é uma fruta tropical deliciosa típica dessa estação. Assim como outras frutas cítricas, é rico em vitamina C e antioxidantes, que fortalecem a saúde do corpo e ajudam o organismo a se preparar para as mudanças bruscas da próxima estação, o inverno.

Pera

Que tal uma fruta rica em fibras, vitaminas A e C e com bastante água, responsável por ajudar na hidratação do organismo? Estamos falando da pera, que além de ser saborosa, seus nutrientes ajudam a manter o corpo protegido contra diversas doenças. Ela pode ser consumida in natura, em saladas de frutas, sucos e tortas.

Uva

Encerrando nossa resumida lista, quer uma fruta de outono prática para comer e cuidar da saúde a qualquer hora? Então, nada melhor do que a uva. É uma boa alternativa para combater os radicais livres e prevenir as doenças ligadas ao coração, sem falar no complexo B que ajuda a manter a saúde mental em dia.

Os benefícios de cultivar frutas em casa

Gostou da nossa lista com sugestões de frutas de outono e cogita cultivá-las em sua horta ou jardim? Então, confira o que você precisa fazer para ter uma fruta bonita, madura e saborosa à mesa.

Iluminação correta

Elas precisam de um ambiente bastante iluminado e com a incidência direta da luz do sol para se desenvolverem e ficarem livres de pragas e fungos. O cuidado com a iluminação se faz ainda mais importante, por se tratar de uma estação do ano onde o clima é mais ameno, sem os raios de sol necessários. 

Como fazer o plantio

O plantio pode ser feito de duas maneiras: diretamente no solo ou em vasos, que devem possuir furos na base para favorecer a drenagem do solo. Antes de colocar as sementes, forre bem o fundo do vaso com substrato orgânico de boa qualidade. Por fim, cubra a sementes das frutas com terra até completar o vaso. Agora é só começar a regar.

Como fazer a rega

No outono, tanto as flores quanto as frutas costumam perder menos líquido. Por isso, necessitam de regas menos frequentes. Para evitar o encharcamento do substrato e apodrecimento das raízes, faça a irrigação do solo apenas quando ele estiver seco.

Poda periódica

Para garantir que as frutas de outono tenham sempre os nutrientes necessários para crescer, inclusive recebendo a luz direta do sol, faça a poda periódica. Remova possíveis folhas amareladas ou mortas que possam bloquear os raios do sol e roubar os minerais usados para a fertilização. 

(Fonte: blog.cobasi.com.br)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: