As agências dos Correios estão recebendo a taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado do Governo Federal até o próximo dia 9 de fevereiro. O certame oferece mais de 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública, inclusive ministérios. As provas serão aplicadas em mais de 200 municípios brasileiros. “Com a possibilidade dos candidatos pagarem a taxa de inscrição nas agências dos Correios, democratizamos o acesso da população ao concurso público nacional, já que estamos presentes em todo Brasil com uma rede de atendimento de mais de dez mil agências”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
As inscrições para o concurso unificado já estão abertas e devem ser efetuadas somente via internet, no site, até 9 de fevereiro. Para se inscrever, é preciso ter em mãos o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato e possuir conta no portal gov.br.
Após a autenticação o candidato será direcionado para realizar a sua inscrição, preenchendo as informações solicitadas em tela. Ao finalizar o preenchimento, clicar em “Baixar o boleto”. Será realizado o download do boleto que permite o pagamento por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) nas agências de Correios. Os valores das inscrições são R$ 60, para cargos de nível médio e R$ 90, nível superior.
Em caso de dúvidas, a Fundação Cesgranrio, responsável pela aplicação das provas, disponibiliza o telefone 0800 701 2028 para auxiliar os candidatos que porventura necessitarem de apoio. Se a dúvida do cliente for especificamente sobre o acesso por meio do gov.br, poderá ser solucionada via chat.
O concurso
O Concurso Público Nacional Unificado é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O novo modelo consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os estados e no Distrito Federal. Esse modelo unificado agiliza a contratação de servidores, reconstruindo a capacidade dos órgãos após a perda de 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos.
Os objetivos são promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas. Mais informações podem ser obtidas no site do concurso. O Ministério da Gestão também possui um canal oficial de atendimento para dúvidas sobre o concurso: concursonacional@gestao.gov.br.
Deixe o seu comentário