Como se proteger de golpes e fraudes financeiras nos dias de folia

Mesmo tomando todos os cuidados, há o risco de ter o celular perdido ou furtado. Para agir rapidamente nessa situação, antes de sair, cadastre seu aparelho no Celular Seguro
sexta-feira, 09 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Para garantir que este carnaval seja pura diversão, é importante tomar alguns cuidados antes de ir para as ruas e cair na folia. A primeira orientação é proteger as crianças: coloque uma pulseira com o nome e telefone de contato no pulso dos pequenos e nunca, em hipótese alguma, deixe a criança desacompanhada ou sob a guarda de uma pessoa que não seja de sua extrema confiança.

Outra dica é levar apenas o essencial: uma cópia simples do documento de identidade, um pouco de dinheiro ou cartão e o celular, todos guardados em uma pochete ou bolsa com zíper pendurada à frente do corpo. Ou, ainda, no bolso da frente da calça, preferencialmente, com zíper. 

Mesmo tomando todos os cuidados, há o risco de ter o celular perdido ou furtado. Para agir rapidamente nessa situação, antes de sair, cadastre seu aparelho no Celular Seguro, que permite que pessoas que foram vítimas de roubos e furtos ou que perderam o celular façam o bloqueio do aparelho de forma rápida e eficiente.

Na hora de usar o cartão ou pagar por aproximação, confira o valor na tela da maquininha e evite entregar seu cartão nas mãos de qualquer pessoa, mesmo que por poucos segundos. Não consegue ler o valor na tela porque a maquininha está quebrada? Esse é um golpe muito comum; desista da compra e procure outro ambulante ou ponto de venda. Caso tenha qualquer distração no momento da compra, confira sempre se o cartão que está recebendo é mesmo o seu. 

(Fonte: meubolsoemdia.com.br)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: