Comércio pode funcionar neste feriado de 7 de setembro

Medida pode ajudar lojistas a recuperar as vendas prejudicadas pela pandemia
sábado, 05 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

As lojas de Nova Friburgo estão autorizadas a abrir no feriado desta segunda-feira, 7, graças à cláusula 18ª da convenção coletiva firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo. A permissão vale ainda para municípios vizinhos que fazem parte da área de abrangência das duas entidades.

Braulio Rezende, presidente do Sincomércio, acredita que os empresários que decidirem pela abertura neste e nos demais feriados até o fim do ano poderão reduzir um pouco os prejuízos acumulados com o fechamento dos negócios por quase quatro meses em razão da pandemia.

“Nosso acordo dá liberdade de escolha aos empresários: são eles que optam por abrir ou não suas lojas. Quem abre costuma registrar bom movimento de vendas, mesmo porque Nova Friburgo é importante destino turístico e recebe muitos visitantes em feriados e fins de semana prolongados”, destaca.  

O presidente do Sincomércio lembra, entretanto, que a convenção coletiva estabelece a necessidade de assinatura de termo de adesão para garantir o funcionamento das empresas do setor. “Os empresários devem formalizar termo de adesão à nossa convenção, com vistas a regulamentar o funcionamento em datas e horários diferenciados e a preservar os direitos trabalhistas”, acentua Braulio Rezende, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.

Em outubro, o comércio friburguense poderá abrir no dia 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida. Em novembro, a convenção libera o funcionamento nos dias 2, Finados; 15, Proclamação da República, e 20, feriado estadual de Zumbi dos Palmares.

Os municípios da área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio que precisam seguir a convenção coletiva de Nova Friburgo, em todas as suas cláusulas, são Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro.

 

LEIA MAIS

Constatação é de pesquisa divulgada nesta semana pelo IBGE

Iniciativa proposta pelo presidente da casa, vereador Max Bill, é estreitar relações e buscar parcerias em prol do desenvolvimento do município

Objetivo é que o consumidor perceba de forma clara e precisa o desconto oferecido

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: comércio