Comércio já pode ampliar horário para facilitar as compras de Natal

Empresas precisam formalizar termo de adesão à convenção coletiva
sexta-feira, 02 de dezembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro/Arquivo AVS)
(Foto: Henrique Pinheiro/Arquivo AVS)

Acordo assinado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio permite às lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos funcionarem em horário estendido em dezembro, quando o movimento cresce devido ao Natal. Para ampliar o expediente as empresas devem homologar, nas duas entidades, patronal e laboral, termo de adesão à convenção coletiva da categoria.

As lojas já estão autorizadas a funcionar até 20h, até o próximo dia 10; até 22h do dia 12 ao dia 24; até 22h neste domingo, 4, e nos próximos dias 11 e 18; e a partir das 9h nas segundas-feiras, 5, 12 e 19,  quando geralmente se adota a Semana Inglesa.

“A oficialização do termo é a mesma da que ocorre nos feriados. Só que nosso instrumento coletivo institui um documento para cada feriado, enquanto um único termo vale para o período inteiro de extensão de horário perto do Natal, assim como próximo aos dias das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças”, explica Braulio Rezende, presidente do Sincomércio e também da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Ele acentua que o termo de adesão objetiva regulamentar o atendimento em datas e horários especiais e assegurar os direitos trabalhistas dos comerciários. 

“Ao firmarem o termo, os empresários reiteram seu compromisso com as regras do instrumento coletivo. Daí insistirmos para que não deixem de proceder à adesão”, ressalta. Ele acredita que o horário ampliado ajuda simultaneamente as empresas e os consumidores, de Nova Friburgo e de outras cidades, que fazem suas compras no comércio local. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: