Comércio de Friburgo já pode estender horário a partir desta quarta

Lojas poderão ficar abertas até 20h, até 11 de dezembro, e até 22h, dos dias 12 a 24
terça-feira, 30 de novembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Movimento de pedestres nas ruas de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Movimento de pedestres nas ruas de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

As lojas de Nova Friburgo estão autorizadas a estender seu horário de funcionamento a partir desta quarta-feira, 1º de dezembro, em razão da maior procura de clientes para as compras de presentes de Natal. Para poder funcionar até mais tarde, os comerciantes precisam aderir ao acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. É preciso formalizar um termo de adesão à convenção coletiva da categoria junto aos dois sindicatos, repetindo o procedimento adotado em relação aos feriados ao longo do ano, quando a abertura das lojas também é autorizada, nestas mesmas condições.

A convenção permite que as lojas fiquem abertas até 20h, dos dias 1º a 11 de dezembro e até as 22horas, dos dias 12 a 24. Ainda libera o funcionamento do comércio nos domingos de dezembro, dias 5, 12 e 19 até as 22h e a abertura das lojas a partir das 9h nos dias 6, 13 e 20, segundas-feiras, quando normalmente é respeitada na cidade a Semana Inglesa (caracterizada pela abertura das lojas às 13h, exceto farmácias e supermercados e lojas autorizadas).

O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, esclarece que um único termo de adesão vale para ampliação do horário em todo o período antes do Natal, como ocorre nos dias das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças. Já no caso dos feriados, há exigência de oficialização de um termo para cada data prevista no instrumento coletivo. Braulio explica que a regulamentação resguarda as empresas e preserva os direitos dos trabalhadores.   

“Ao acrescentarmos cláusulas sobre feriados e datas especiais na convenção, queremos contribuir para melhorar o desempenho do comércio, o que favorece, igualmente, a manutenção dos empregos do setor. Destacamos que o acordo não obriga ninguém a nada, ele oferece opção às empresas”, sustenta.

Braulio Rezende acentua que a extensão do horário em dezembro ajuda os consumidores a organizarem suas compras de Natal. Ele lembra que, nesta época, o comércio local recebe grande número de moradores de municípios vizinhos e inclusive de alguns mais distantes, entre eles Rio das Ostras, Campos, Itaperuna, Itaocara e Miracema.

“Pelas consultas ao nosso Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), percebemos forte presença em Nova Friburgo de clientes de outras cidades. E, no fim do ano, a maioria das pessoas corre muito para dar conta de compromissos extras. Lojas abertas nos domingos e até mais tarde durante a semana facilitam bastante a vida dos consumidores”, defende Braulio, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

 

LEIA MAIS

De acordo com Braulio Rezende, enfeites, luzes e eventos culturais nas ruas ajudaram no bom desempenho do setor

As regras válidas para lojas físicas são diferentes do comércio online

Pessoas em situação de rua assistidas pelo município ganharam de presente panetone e apresentação de coral

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Natal