Combate a Crimes Fiscais: Operação abordou mais de 90 caminhões de combustíveis

Um veículo monitorado foi flagrado abastecendo fora da rota
terça-feira, 25 de junho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Governo do Estado - RJ)
(Foto: Governo do Estado - RJ)

O Programa Operação Foco Divisas, da Secretaria estadual da Casa Civil, realizou, na semana passada, a operação Fuel Route II, com objetivo de combater crimes fiscais na distribuição de combustível em todo o Estado do Rio de Janeiro. A ação foi integrada com as secretarias estaduais de Fazenda e da Polícia Militar. Cerca de 90 caminhões tanques foram abordados e tiveram documentação vistoriada.

Na capital fluminense, a operação contou com o apoio da Prefeitura do Rio, por intermédio do monitoramento realizado pela Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio à Segurança Pública (Civitas), que flagrou um caminhão tanque, alvo da operação, descarregando dez mil litros de gasolina e dez mil litros de óleo diesel fora da rota prevista informada no documento fiscal, resultando em multa para o posto de combustível e para a empresa de transporte.

Durante a operação, foi apreendido um caminhão tanque com dez mil litros de etanol em virtude de irregularidades na nota fiscal. Havia contradições entre as informações do documento e a operação de transporte que estava sendo realizada. Além disso, os lacres do tanque não condiziam com o que constava na nota.

“Esse tipo de atuação configura crime de fraude por simulação, gerando sonegação fiscal, e uma concorrência desleal dentro do Estado. São irregularidades como essa que ações conjuntas como essa buscam combater”, afirmou o superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Elson Caetano dos Santos.

Durante a operação, um motorista foi detido com uma arma de fogo e acabou sendo encaminhado à delegacia de Polícia Civil. Ele não apresentou a documentação necessária das munições e não tinha os documentos de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador, exigidos pelo Governo Federal.

Foi apreendido, também, um veículo com indícios de clonagem.

“Uma operação dessa grandeza é de suma importância para a população, principalmente no que diz respeito ao combate ao crime fiscal. Foram três dias de ação incansável, abordando e fiscalizando caminhões que fazem o transporte de combustível dentro do Estado, garantido que o cidadão não se torne vítima de empresas que tentam burlar as normas fiscais”, explicou o Subsecretário Especial de Controle de Divisas, coronel PM Eduardo Vaz Castelano.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: