CNHs vencidas antes de 19 de fevereiro já podem ser renovadas

Serviço volta a ser disponibilizado com o retorno gradual do Detran
quarta-feira, 15 de julho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
CNHs vencidas antes de 19 de fevereiro já podem ser renovadas

Dentro da programação de retorno gradual dos serviços, o Detran-RJ voltou a disponibilizar esta semana a renovação das carteiras de habilitação vencidas antes do dia 19 de fevereiro. O condutor poderá renovar o documento, inicialmente, na sede do órgão de trânsito, no Rio de Janeiro, e nas unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, na Zona Oeste da capital, São João de Meriti e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Há a expectativa que o serviço seja estendido ao interior do Estado, incluindo o setor de habilitação do Detran de Friburgo, que funciona na unidade da Avenida dos Ferroviários, em frente à rodoviária norte, no bairro Duas Pedras.

Inicialmente, serão 30 vagas por dia para cada unidade e o agendamento deverá ser realizado no site (www.detran.rj.gov.br) ou pelos telefones (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042. Na sede, o atendimento será das 9h às 16h, já nas unidades do Rio Poupa Tempo, o atendimento será das 10h às 16h. 

O serviço de renovação será destinado, nesse primeiro momento, aos motoristas cuja CNH venceu antes do dia 19 de fevereiro, uma vez que os condutores com vencimento após essa data estão amparados pela deliberação 185/2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que suspendeu o prazo de validade da CNH para fins de fiscalização.

De acordo com o presidente do Detran-RJ, Marcello Braga Maia, para evitar aglomerações, os serviços estão sendo retomados de forma gradual e responsável. “Por isso, assim como já acontece com a segunda via da carteira habilitação, as vagas são limitadas e com agendamento prévio.  Mesmo no período de contingenciamento, já entregamos mais de 13 mil carteiras de habilitação, entre CNHs solicitadas antes da pandemia e a segunda via do documento. E lembramos: quem tem CNH vencida depois de 19 de fevereiro não precisa se preocupar. Pode continuar utilizando o documento por tempo indeterminado”, destacou. A entrega das CNHs emitidas antes da pandemia continua sendo realizada nos postos (shoppings) divulgados anteriormente, das 12h às 16h.

Segunda via da CNH

A solicitação da segunda via da carteira de habilitação e a troca da Permissão Para Dirigir (PPD) pela carteira definitiva estão disponíveis, mediante agendamento prévio, por enquanto somente na sede e nas unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias. O agendamento pode ser realizado pelo site www.detran.rj.gov.br ou pelos telefones (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042.

Tecnologia para facilitar a vida dos motoristas

É importante lembrar que é possível aderir a versão digital da CNH. Basta ter o documento em papel com o QR Code (código de barras bidimensional impresso na parte interna do documento). Com o código, é só baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store e seguir as instruções. Lembrando que todas as CNHs emitidas a partir de 2 de maio de 2017 têm o QR Code. 

Além de poder ser acessada pelo celular mesmo sem internet, já que o aplicativo disponibiliza o documento virtualmente para ficar gravado no celular, a CNH Digital tem o mesmo valor jurídico da CNH em papel.  Dentre as vantagens oferecidas, o documento permite que se tenha maior mobilidade, já que estará no smartphone do usuário, e mais segurança, pois os dados serão criptografados, assegurando a sua autenticidade.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra