Censo 2022: deixar de responder a questionário pode gerar multa

Dos cerca de 5 mil domicílios já visitados em Nova Friburgo, aproximadamente 5% recusaram-se a atender o recenseador
quarta-feira, 10 de agosto de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Recenseadores nas ruas (Divulgação IBGE)
Recenseadores nas ruas (Divulgação IBGE)

Iniciada no último dia 1º, a pesquisa domiciliar do Censo 2022 já foi feita em 7% dos domicílios de Nova Friburgo. Desses, moradores de aproximadamente 270 imóveis se recusaram a responder o questionário. Mas, responder às pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE) está entre as obrigações dos brasileiros, assim como votar para cidadãos entre 18 e 70 anos, e o alistamento militar para os rapazes de 18 anos. “Para tentar reverter as recusas, explicamos a importância do Censo, não só para a cidade, mas para o país como um todo”, esclarece Vinicios Abreu da Silva, coordenador de área do IBGE em Nova Friburgo.

De acordo com ele, muitos se recusam a responder alegando insegurança, com medo de golpes de estelionatários. “Sempre falamos que a pessoa pode consultar o site do instituto ou ligar para o 0800 do IBGE e confirmar se realmente aquele entrevistador que está ali é do IBGE mesmo”, disse Vinicios, lembrando que a tecnologia pode ser usada para cumprir com a obrigação de responder o censo e também evitar golpes. 

É possível identificar os recenseadores do IBGE, que devem estar sempre usando crachá, com o nome, a matrícula e um QR Code, podendo assim, através da leitura do celular, confirmar a identidade do recenseador.  A identidade dos recenseadores também poderá ser verificada por meio do site do IBGE (www.ibge.gov.br)  ou do telefone 0800 721 8181. Além disso, os recenseadores trabalham uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do instituto.

Ainda sobre a segurança dos dados fornecidos, o coordenador de área do IBGE em Nova Friburgo esclarece que “assim como há uma lei de obrigatoriedade de todas as pessoas a prestarem informações ao IBGE, há  a contrapartida de que todo o servirdor do IBGE é obrigado a manter o sigilo das informações, que são usadas exclusivamente para fins estatísticos. Não valem para nenhuma outra finalidade”, observa Vinicios.

Ainda de acordo com o coordenador, a falta de tempo é outro motivo apontado pelos friburguenses para não atender os recenseadores. “Também esclarecemos que as perguntas são simples e  de respostas rápidas”, disse ele. Segundo o IBGE, o questionário básico pode ser respondido em cinco minutos e está sendo aplicado em aproximadamente 89% das residências. Além disso, uma parcela das unidades, 11%, é selecionada para responder o questionário da amostra, que conta com 77 questões e pode ser respondida em cerca de 16 minutos.

Vários meios para participar do Censo

Mas, o que poucos sabem é que o descumprimento da obrigação de responder os questionários do IBGE pode gerar multa de até dez salários mínimos, que hoje é de R$ 12.020 quando primário; e de até o dobro desse limite, quando reincidente. E para evitar que isso aconteça, o IBGE oferece diversos meios para participar do Censo.

Uma delas é quando o entrevistador não encontra a pessoa no domicílio. “O recenseador deixa um recado com o número de telefone para o morador poder fazer o contato e agendar o melhor horário para ele retornar ao domicílio. “Os recenseadores trabalham nos fins de semana, feriados, período noturno... estão disponíveis nos horários que os cidadãos preferirem”, explicou Vinicios.

Quem preferir responder a pesquisa de forma online, também tem essa opção. Em qualquer situação, é necessário que o recenseador visite o domicílio, para captar a coordenada de gps e fazer contato com o morador. A partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online. O cidadão que optar por essa modalidade, terá sete dias para responder. Nesse intervalo, receberá mensagens via SMS e e-mail e telefonemas para lembrá-lo do compromisso. Se o prazo de sete dias expirar e o questionário permanecer sem resposta, o domicílio retorna aos aparelhos dos recenseadores para que possa ser realizada uma entrevista presencial.

Outra novidade do Censo 2022 é a possibilidade de preenchimento por telefone. Após a visita para o cadastramento do endereço e de pelo menos um contato com o morador, ele poderá escolher responder por telefone, momento no qual precisará conceder autorização ao agente para que este preencha o questionário junto ao entrevistado.

Para auxiliar a quem escolheu preencher o questionário via internet ou telefone, há uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar do Censo 2022, O Centro de Apoio ao Censo (CAC) está disponível via 0800 721 8181, com 180 agentes censitários. O horário de funcionamento do CAC é das 8h às 21h30, todos os dias da semana, de domingo a domingo. Há três turnos de trabalho, com 60 profissionais cada

O Censo em Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, a estimativa é que 76 mil domicílios sejam visitados e que as características dos cerca de 191.664 habitantes sejam conhecidas. O trabalho no município está sendo feito por 188 recenseadores, 18 agentes censitários supervisores, três agentes censitários municipais, um coordenador de subárea, um coordenador de área e dois agentes censitários administrativos. Todos os dados devem ser coletados até outubro.

Além de atualizar os dados de todo o município, divulgará o resultado da pesquisa por bairros e não por distritos, como nos censos anteriores. Isso porque, em 2018, foi aprovada e sancionada a Lei dos Bairros, que reordena, redefine e oficializa as delimitações de distritos, bairros e vilas de Nova Friburgo. 

De acordo com Vinicios, essa delimitação é de suma importância para os governos conhecerem o perfil da população de cada bairro e direcionar as políticas públicas específicas para o local. “Se a população é composta por pessoas mais idosas, deverão, então, ser direcionadas ações para esse público. Se é um bairro com população economicamente mais ativa, normalmente é necessária uma creche para os pais deixarem os filhos para trabalharem. Em tudo isso os resultados do Censo podem auxiliar a prefeitura a definir seus investimentos”, declarou ele, acrescentando que “a pesquisa também serve de base para o setor privado. Conhecendo o perfil da população, empresários terão mais facilidade para determinar o melhor investimento para o local”, observa. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: