O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, informou nesta semana aos secretários municipais de Cultura, Joffre Evandro Silva, e de Turismo e Marketing da Cidade, Renan da Silva Alves, que pediu à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) que viabilize um projeto de celebrações de fim de ano em Nova Friburgo.
Em reunião na sede das entidades, Braulio explicou aos secretários que levou várias sugestões de programação ao presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz Junior, entre elas promoção de eventos musicais e iluminação de espaços públicos, e que a maioria está confirmada.
“Sabendo da situação difícil por que passam os municípios, e aqui não é diferente, buscamos uma alternativa para ajudar Nova Friburgo a se enfeitar e se preparar para essa época tão bonita e simbólica do nosso calendário. Fizemos uma série de reivindicações ao presidente Antonio Queiroz, que sempre dedica atenção especial à nossa cidade e nos prometeu apoio ao projeto”, revelou.
Ainda de acordo com Braulio Rezende, a realização das açõs ficará a cargo da diretoria regional do Serviço Social do Comércio (Sesc), ligada, assim como o Sincomércio, ao Sistema Fecomércio RJ. Ele anunciou que uma equipe do Sesc RJ virá a Nova Friburgo nos próximos dias para definir os locais onde as atrações serão promovidas.
O presidente da CDL e do Sincomércio citou como iniciativas propostas à Fecomércio a iluminação de ruas e praças, montagem de árvore de Natal e presépio, exibições de grupos de folias de reis, apresentações de bandas de música e corais. Braulio acrescentou que, a exemplo de 2020, voltará à Praça Dermeval Barbosa Moreira o mapping natalino, com projeção de imagens e sons na fachada da Catedral de São João Batista.
“Queremos criar o clima de Natal pelas ruas, alegrar os friburguenses, sobretudo neste período de pandemia, e encantar os turistas. Ao mesmo tempo, movimentar as lojas e contribuir para um melhor desempenho da economia de Nova Friburgo”, acentuou.
Eventos em parceria
Joffre Evandro e Renan Alves adiantaram a Braulio Rezende que as secretarias de Cultura e Turismo constroem cronograma para o Natal, mas ambos garantiram que consideram fundamental somar esforços pelo bem da cidade. No esboço do plano da prefeitura, eles enumeraram concertos das bandas Euterpe e Campesina Friburguense, pocket shows, espetáculos de dança, como balé, e música, como coros e orquestras.
“Combinamos com os secretários de alinhavar ações e ajustar datas e horários, para que, em vez de escolher um ou outro evento, os friburguenses tenham, na própria cidade, o máximo de opções culturais neste fim de ano”, arrematou Braulio Rezende.
Deixe o seu comentário