A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo confirmou que subiu para 77 os casos suspeitos de sarampo no município que continua com 17 casos confirmados, 57 em investigação epidemiológica e /ou laboratorial e três casos descartados. Os casos confirmados por bairros e distritos são: Olaria (1), Conselheiro Paulino (1), São Geraldo (1), Cônego (2), Varginha (2), Catarcione (3), Jardim Ouro Preto (1), Bela Vista (2), Cordoeira (1), Centro (2), e Cascatinha (1). Pela faixa etária são: dois casos em pessoas de 10 a 19 anos; nove, de 20 a 29 anos; cinco, de 30 a 39 anos e um de 40 a 49 anos. Por sexo, são dez homens e sete mulheres.
Senhas nos postos
É importante lembrar que a vacinação contra o sarampo nos postos de saúde de Nova Friburgo estão sendo oferecidas mediante senha, distribuídas de segunda a sexta, a partir das 8h e a vacina é aplicada das 9h às 16h, nos postos Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria e José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo.
Ônibus da Saúde teve grande adesão
Os friburguenses tiveram mais uma oportunidade de se imunizar contra o sarampo, além das campanhas Dias D. Nos últimos dias 12 e 13 esteve baseado na Praça Dermeval Barbosa Moreira o Ônibus da Saúde, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que ofereceu doses da vacina contra a doença. A equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA esteve no local nos dois dias de vacinação e constatou uma grande adesão da população - já que as filas estavam bem grandes, mesmo com o atendimento relativamente rápido.
A doença
O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. Ela pode ser evitada com a vacina tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. É aplicada aos 12 meses, com reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Até os 29 anos, a recomendação é tomar duas doses do imunizante. Entre 30 e 59 anos, a pessoa deve ser vacinada uma vez. Para quem não sabe se já tomou o número adequado de doses, a orientação é se imunizar agora. Os sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite.
Como se proteger
A única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacinação. As doses já fazem parte do calendário do Ministério da Saúde há muitos anos. A vacina Tríplice Viral protege não só contra o sarampo, mas também contra caxumba e rubéola e está disponível a qualquer época do ano nos postos públicos de saúde dos municípios.
Contraindicações
Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. Alérgicos à proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.
Deixe o seu comentário