Câncer de mama: Estado discute ações para estimular diagnóstico precoce

Aumento da participação nas políticas públicas vai contribuir para proporcionar mais cuidados às mulheres
quarta-feira, 16 de outubro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Governo do Estado RJ)
(Foto: Governo do Estado RJ)

O governador Cláudio Castro e a primeira-dama, Analine Castro, se reuniram-se, nesta quarta-feira, 16, com representantes da Frente Estadual de Combate ao Câncer de Mama. O encontro serviu para discutir o aumento da participação da sociedade civil nas políticas públicas e em ações de diagnóstico precoce e tratamento para o câncer de mama.

“Proporcionar os cuidados oncológicos necessários a todas mulheres do estado é uma das metas da nossa saúde. Temos investido em equipamentos como o Rio Imagem que, em um pouco mais de ano de funcionamento, já realizou mais de 25 mil exames voltados para a prevenção e tratamento do câncer de mama. Além disso, com o mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde, trabalhamos para atender as mulheres que não têm fácil acesso às unidades de saúde”, observou o governador. 

A Frente Estadual de Combate ao Câncer de Mama é formada por 14 instituições, entre movimentos sociais não organizados e pacientes. Entre eles, o Projeto Moça Bonita, o Hospital Mario Kroef, o Grupo de Cuidados Paliativos da FioCruz e a anfitriã, a Fundação Laço Rosa. Fundada em 2011, a entidade tem como metas o empoderamento feminino, o resgate da autonomia e a defesa dos direitos dos pacientes oncológicos.

“Estabelecer essa parceria com o Governo do Estado representa um avanço para nós e para milhares de mulheres que estão, neste momento, recebendo diagnósticos ou realizando tratamentos”, afirmou a presidente da Fundação Laço Rosa, Marcelle Medeiros.

O mamógrafo móvel da Secretaria estadual de Saúde realizou, somente este ano, cerca de 15 mil exames. Ao todo, 12 municípios fluminenses e quatro bairros da capital receberam a unidade.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: