Câmara homenageia Queiroz e Rezende com Comenda Barão de Nova Friburgo

Cerimônia integrou comemorações do aniversário da cidade e foi realizada no Teatro Laercio Ventura
quinta-feira, 15 de maio de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Fecomércio RJ)
(Foto: Fecomércio RJ)

A Câmara de Vereadores de Nova Friburgo promoveu solenidade na noite de quarta-feira, 14, no Teatro Municipal Laercio Ventura, para a entrega da Comenda Barão de Nova Friburgo, a maior honraria do município. A cerimônia integrou as comemorações do aniversário de Nova Friburgo (que celebra 207 anos nesta sexta-feira, 16)  e agraciou o presidente do Sistema Fecomércio RJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro), Antonio Florencio de Queiroz Junior, e o empresário José Rezende, ambos com significativas contribuições para o progresso e a evolução do município. As indicações foram aprovadas pela mesa diretora da Câmara Municipal e as comendas entregues aos homenageados pela presidente da casa legislativa, vereador Dirceu Tardem (PL). 

Para Queiroz Junior, a homenagem simbolizou não apenas um tributo pessoal, mas a valorização do trabalho conjunto em favor do desenvolvimento econômico e social do interior do estado. Ao longo dos anos, o Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc e do Senac, tem atuado de forma estratégica em Nova Friburgo, promovendo iniciativas nas áreas de educação profissional, turismo, cultura, saúde e assistência. A entrega da comenda representa o reconhecimento institucional da cidade ao impacto positivo dessas ações no cotidiano da população friburguense.

(Foto: Fecomércio RJ)

O presidente Queiroz tem sido incansável no atendimento às nossas demandas. Ele sempre busca soluções para prestigiar Nova Friburgo com as melhores ações do Sistema Fecomércio, como exemplos a reforma e a ampliação do Hotel Sesc, a inauguração de moderna sede do Senac no Espaço Arp e da segunda unidade do Sesc no Centro, a implantação do Sesc+ Educação, entre várias obras de vulto. Tudo isso, além de eventos como o Festival Sesc de Inverno, que em julho presenteia friburguenses e turistas com atrações culturais da mais alta qualidade; o projeto de Natal, que inclui decoração e iluminação de logradouros e intensa programação no mês de dezembro; o Encontro Sesc de Dança. Sem contar a imensa ajuda a instituições que beneficiam pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio do Mesa Brasil Sesc RJ”, ressaltou Braulio Rezende, presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo.

José Antônio Rezende é natural de Nova Friburgo, nasceu em 1959 e é filho caçula do comerciante Bráulio Rezende e da dona de casa Jamille dos Santos Rezende, José Antônio Rezende começou a ajudar no armazém de secos e molhados que o pai havia inaugurado com o tio, Clóvis, em 1941, num imóvel alugado na Rua Moisés Amélio aos 10 anos de idade. 

(Foto: Câmara municipal)

Na década de 50, o armazém, com o nome de Irmãos Rezende, se estabeleceu em sede própria, que passou a se chamar Casa Rezende e comercializava, além dos secos e molhados, ferragens, ferramentas, louças e utensílios domésticos. Logo depois, quando mudaram para a linha de materiais de construção, fundaram a Rezende Agrícola, no mercado do produtor da Ceasa, em Conquista. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: