A Medalha de Mérito Desportivo Swian Zanoni foi criada pelo Legislativo para reconhecer os talentos esportivos de Nova Friburgo. E eles não são poucos. Tanto é que se fez necessária a ampliação do leque de homenageados, com cada um dos vereadores fazendo a indicação de um nome. Os escolhidos para a edição de 2023 serão agraciados nesta quarta-feira, 26, durante sessão solene, às 18h, na Câmara Municipal. Os nomes foram aprovados a partir de texto encaminhado pela Comissão de Esporte e Lazer da casa.
Serão homenageados atletas que se destacam no município, contribuindo para fortalecer o setor, desenvolvendo a prática esportiva e contribuindo para o desenvolvimento social das comunidades. Do mundo da luta, por exemplo, Filipe Grativol, Kauã Hataba, Henrique Mendonça, Leonardo Pontes e Gilberto Frossard estão entre os reconhecidos. Marcos Vinícius, multicampeão no futebol de mesa, também será agraciado. O Projeto Instituto de Esportes e Cultura de Nova Friburgo / Silvana Gym, representante do município e do país em diversos eventos internacionais, também receberá a medalha.
A lista completa de agraciados com a Medalha do Mérito Desportivo Swian Zanoni inclui Filipe das Neves Grativol (indicado pelo vereador Janio de Carvalho), Kauã Hataba Fonseca (vereador Claudio Leandro), André Soares Alves (Ângelo Gaguinho), Éder Klem Silveira (Joelson do Pote), Sebastião Carlos Ouverney Heringer (José Carlos), Arthur Martins de Oliveira Naranjo (Dirceu Tarden), Gilberto Frossard Chermaut (Marcinho Alves), Marcos Vinícius (Max Bill), Henrique Mendonça (José Roberto Folly), Leonardo Pontes Marreto (Zezinho do Caminhão), Éder da Silva Vieira (Maiara Felício), Daivid Pereira Teixeira (Vanderleia Abrace Essa Ideia), Jael Pinto de Faria (In Memoriam, indicação de Isaque Demani), Bernardo Torquato Costa (Carlinhos do Kiko), Jael Pinto de Faria (Christiano Huguenin), Jefferson Golindo da Silva (Priscilla Pitta), Projeto Instituto de Esportes e Cultura de Nova Friburgo/ Silvana Gym (Maicon Queiroz), Lucas Ramos (Professor André), Carlos Alexandre Fajardo Viana (Cascão do Povo), João Felipe Queiroz Guedes da Rocha (Walace Piran) e Fábio Luiz Moreno (Wellington Moreira).
Swian Zanoni
Piloto de supercross, Swian Zanoni morreu em 2011, com apenas 23 anos, após um acidente em uma apresentação em Orizânia, na Zona da Mata de Minas Gerais. De acordo com informações do Instituto Médico Legal em Muriaé-MG, o piloto morreu ao bater com a moto contra um coqueiro. Zanoni era natural de Divino-MG e se destacava no esporte. O piloto era o único representante brasileiro durante toda a temporada do Mundial de Motocross 2011, pela primeira vez na história do esporte no Brasil. Em 2003, ganhou seu primeiro título em uma competição de supercross. Zanoni foi eleito no melhor piloto de MX em 2010, ganhando o Moto de Ouro. Ele e sua família moravam em Nova Friburgo à época, onde o piloto treinava e era referência para o esporte municipal.
Deixe o seu comentário