Câmara aprova prorrogação de contratos de professores mediadores

Contratos temporários terminaram no último dia 12 e a prorrogação evita que o ano letivo começe sem esse serviço
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A prorrogação dos contratos temporários teve aprovação unânime dos vereadores ontem em sessão extraordinária   (Divulgação)
A prorrogação dos contratos temporários teve aprovação unânime dos vereadores ontem em sessão extraordinária (Divulgação)

 

A Câmara de Vereadores de Nova Friburgo aprovou, por unanimidade, em sessão extraordinária realizada na tarde desta quinta-feira, 18, o projeto de lei ordinária de autoria da prefeitura que pedia a inclusão do parágrafo terceiro no artigo sexto da lei municipal 4.697, de 17 de julho de 2019, que permite ao governo municipal a prorrogação dos contratos temporários dos profissionais que atendem os estudantes portadores de deficiência na rede municipal de educação, os chamados mediadores.

O projeto de lei ordinária 12/2021 recebeu uma emenda feita pelo líder de governo, vereador Marcinho (Republicanos), respeitando a necessidade de manutenção dos contratos em interpretação restritiva do princípio da legalidade em favor do atendimento das pessoas com deficiência. A partir de agora, a referida lei passa a ter o parágrafo terceiro no artigo sexto, com a seguinte redação: “Será admitido em caráter excepcional, a prorrogação dos contratos temporários já vigentes, por prazo de até um ano, desde seu vencimento, para assegurar o pleno acesso dos estudantes portadores de deficiência à rede municipal de ensino”.

Para justificar a inclusão do parágrafo na lei já existente, a Prefeitura de Nova Friburgo utilizou três justificativas: “o acesso à educação deve ser universal e garantido pelo poder público”; “o Estatuto da Pessoa com Deficiência, em seu artigo terceiro, XIII, indica o profissional de apoio escolar como essencial para o acesso regular à educação; “o incremento da vulnerabilidade social e econômica de crianças e adolescentes portadores de deficiência em razão da pandemia de Covid-19”.

Vencidos no último dia 12 e sem a possibilidade de novas contratações ou de realizar concurso este ano em função da proibição da lei complementar 173/2020, que veda novas contratações e aumento de despesas, o Executivo se viu pressionado a acordar a prorrogação dos contratos, o que foi amplamente aceito no mérito pelos vereadores. Com isso, os contratos temporários da rede municipal de ensino em vigor ganham a possibilidade, em caráter excepcional, de serem prorrogados pelo prazo de um ano e não mais seis meses.

Procurada por A VOZ DA SERRA para comentar o assunto, a Prefeitura de Nova Friburgo informou, em nota, que “no ano de 2020 eram 200 alunos atendidos pelos mediadores. Já para o ano letivo de 2021, o sistema de matrícula ainda não fechou a totalidade de alunos com deficiência que necessitam desses profissionais”. Por outro lado, não foi divulgado o número de educadores/mediadores.

Além disso, o governo municipal informou também que “não existe previsão de concurso público para o cargo em razão da lei complementar 173/2020 e, devido a isso, a saída do município foi a prorrogação excepcional dos contratos temporários para assegurar o serviço à população”. Por fim, o Executivo Municipal argumentou que, “visando o acesso desses alunos ao ensino, a contratação temporária, instituída pelo artigo 37, IX, da Constituição, é regulamentada pela lei municipal 4.697/2019. O artigo 3°, II da referida lei é expresso ao admitir que as contratações temporárias poderão ser empregadas ‘para atender às necessidades da Secretaria Municipal de Educação, em face do aumento do quantitativo escolar e para substituição de servidores essenciais ao funcionamento da rede municipal de ensino’”.

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Órgão aguarda esclarecimentos da PGM sobre notícia de fato instaurada para investigar irregularidades em contrato entre prefeitura e empresa

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra