A melhor cachaça do Brasil é do Centro-Norte fluminense, informa Wanderson Nogueira em sua coluna "Observatório".. A cachaça Da Quinta Prata, produzida no município de Carmo, foi eleita, entre 50 finalistas, a campeã de 2022. A decisão foi de um renomado júri que bienalmente é formado pela Cúpula da Cachaça para decidir, em testes cegos, quais são as melhores.
Vitória inesperada
A cachaça prata é do gênero branquinha, ou seja, límpida e transparente, sem a passagem por barricas de madeira que conferem sabores à bebida. Geralmente, essas são as vitoriosas, justamente, pelo adicional. Mas nesse ano, uma branquinha vencer gerou surpresa em todos os jurados. Por óbvio, a cachaça foi também a vencedora na sua categoria. Já na categoria madeira, a campeã foi a mineira Anísio Santiago.
Premiadíssima
A produção da cachaça Da Quinta é centenária e, atualmente, segue na mesma família que a criou, mas agora totalmente gerenciada e pensada por uma mulher, Kátia Alves Espírito Santo. A vencedora é armazenada por seis meses em aço inox. A marca carmense já conquistou outros títulos e medalhas importantes e já fulgura entre as mais premiadas do país. Tem ainda certificação como orgânica.
Alpendorf
E os talentos da nossa região não param. A cervejaria friburguense Alpendorf conquistou mais um prêmio. Foi vencedora do Concurso Brasileiro de Cervejas 2022, realizado em Blumenau-SC, na categoria The Beer Spirits of Kentucky. Com o rótulo Kentucky Common arrebatou a medalha de prata. O estilo é uma homenagem à cerveja vendida entre 1900 até a Lei Seca norte-americana, na área de Lousville. Durante o período de 1920 a 1933, o estilo foi extinto.
Homenagem a músico
Leve, de cor acobreada, rica em sabores maltados, segundo seus produtores, lembrando um biscoito. Com EBC (cor da cerveja): 19, IBU (intensidade de amargor): 22 e ABV (teor alcoólico): 5,2%, a cerveja é uma homenagem ao músico Sérgio Knust. Pode ser adquirida na fábrica e espaço de convivência da Alpendorf, na Queijaria Suíça, em Conquista ou pelo site da cervejaria.
Grande concurso
A medalha tem tamanha importância quando se olham os números e o peso do Concurso. Nesse ano, a competição contou com 3.635 amostras inscritas de 537 cervejarias de 21 estados do país, o maior número em dez edições. Os rótulos foram avaliados por 106 especialistas, de 21 países, escolhidos a dedo e que experimentaram as bebidas em testes cegos. A grande campeã foi a cervejaria Além Bier, de Flores da Cunha-RS com quatro ouros, três pratas e três bronzes, Dez medalhas no total.
Deixe o seu comentário