Cachaça do Carmo é eleita a melhor do Brasil

Da Quinta Prata foi eleita entre 50 finalistas. Entre as cervejas, Alpendorf também conquista mais um prêmio
sexta-feira, 25 de março de 2022
por Wanderson Nogueira
Foto: Freepik
Foto: Freepik

A melhor cachaça do Brasil é do Centro-Norte fluminense, informa Wanderson Nogueira em sua coluna "Observatório".. A cachaça Da Quinta Prata, produzida no município de Carmo, foi eleita, entre 50 finalistas, a campeã de 2022. A decisão foi de um renomado júri que bienalmente é formado pela Cúpula da Cachaça para decidir, em testes cegos, quais são as melhores.

Vitória inesperada

A cachaça prata é do gênero branquinha, ou seja, límpida e transparente, sem a passagem por barricas de madeira que conferem sabores à bebida. Geralmente, essas são as vitoriosas, justamente, pelo adicional. Mas nesse ano, uma branquinha vencer gerou surpresa em todos os jurados. Por óbvio, a cachaça foi também a vencedora na sua categoria. Já na categoria madeira, a campeã foi a mineira Anísio Santiago.

Premiadíssima

A produção da cachaça Da Quinta é centenária e, atualmente, segue na mesma família que a criou, mas agora totalmente gerenciada e pensada por uma mulher, Kátia Alves Espírito Santo. A vencedora é armazenada por seis meses em aço inox. A marca carmense já conquistou outros títulos e medalhas importantes e já fulgura entre as mais premiadas do país. Tem ainda certificação como orgânica. 

Alpendorf

E os talentos da nossa região não param. A cervejaria friburguense Alpendorf conquistou mais um prêmio. Foi vencedora do Concurso Brasileiro de Cervejas 2022, realizado em Blumenau-SC, na categoria The Beer Spirits of Kentucky. Com o rótulo Kentucky Common arrebatou a medalha de prata. O estilo é uma homenagem à cerveja vendida entre 1900 até a Lei Seca norte-americana, na área de Lousville. Durante o período de 1920 a 1933, o estilo foi extinto.

Homenagem a músico

Leve, de cor acobreada, rica em sabores maltados, segundo seus produtores, lembrando um biscoito. Com EBC (cor da cerveja): 19, IBU (intensidade de amargor): 22 e ABV (teor alcoólico): 5,2%, a cerveja é uma homenagem ao músico Sérgio Knust. Pode ser adquirida na fábrica e espaço de convivência da Alpendorf, na Queijaria Suíça, em Conquista ou pelo site da cervejaria.

Grande concurso

A medalha tem tamanha importância quando se olham os números e o peso do Concurso.  Nesse ano, a competição contou com 3.635 amostras inscritas de 537 cervejarias de 21 estados do país, o maior número em dez edições. Os rótulos foram avaliados por 106 especialistas, de 21 países, escolhidos a dedo e que experimentaram as bebidas em testes cegos. A grande campeã foi a cervejaria Além Bier, de Flores da Cunha-RS com quatro ouros, três pratas e três bronzes, Dez medalhas no total.  

 

 

LEIA MAIS

Iniciativa é do Polo Gastronômico e Cervejeiro de Nova Friburgo

João Vieira foi ao Amapá representar o Estado do Rio com mais 2 candidatos e se torna o mais novo embaixador da categoria

Em um amplo casarão dos anos 40, restaurante oferece cardápio autoral com toque gourmet e carta de vinhos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Gastronomia