O Campeonato Estadual Individual da modalidade 12 Toques, em duas categorias, adulto e master, teve o seu desfecho no último fim de semana. A sexta e última etapa, batizada como Copa Geraldo Cardoso Décourt, contou com atletas do Friburguense, América, Botafogo, Entrerriense, Flamengo, Fluminense, Olaria e Vasco. Os jogos foram realizados na Sala da Divisão de Futebol de Mesa do Vasco da Gama, situada no mezanino do ginásio principal do estádio de São Januário, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Na categoria Adulto, o friburguense Daniel Couto conseguiu um vice-campeonato na Série Ouro. O vascaíno Nando venceu a etapa e também se sagrou campeão carioca de 2022, sendo Lucas, do América, o terceiro colocado. Os friburguenses Marcus Vinícius, na quarta colocação, e Rhaniery, na sexta, também se destacaram. Ambos defendem o Vasco nesta temporada. Outro com resultado foi alcançado por Vinicius Mendes, da AFFM / Friburguense, vice-campeão da Série Prata desta etapa.
Já na categoria master, o botafoguense José Carlos Bayeux se sagrou, pela primeira vez, campeão estadual. Foi o primeiro título estadual individual também do Botafogo. Ao longo das seis etapas, Bayeux venceu duas de forma invicta, foi vice-campeão em uma, terceiro em outra e obteve um quarto lugar, fechando seus cinco melhores resultados. Descartou uma sexta colocação, conforme previsto no regulamento da competição.
Ao longo do ano, conforme calendário divulgado pela modalidade, foram disputadas outras cinco etapas e cada atleta descartou o seu pior resultado. Ao fim destas seis etapas, aquele que somou o maior número de pontos no ranking foi declarado o campeão estadual em cada categoria.
Geraldo Cardoso Décourt
A nomenclatura da etapa é uma homenagem àquele que criou a primeira regra do esporte. Geraldo Cardoso Décourt (14/02/1911 – 27/05/1998) foi um dos grandes divulgadores e difusores do que nós conhecemos hoje como futebol de mesa no Brasil (e não o fundador como muitos dizem). Por volta de 1928, Décourt criou o Celotex, que era o material usado para a confecção dos botões. Lança na mesma época o primeiro livro de regras publicado.
Vale ressaltar que esta regra não é mais utilizada, porém foi aprimorada e foi fundamental para o que é hoje utilizado nas mais variadas regras existentes no esporte. Décourt conquistou o reconhecimento e admiração de uma legião de praticantes por sua incansável dedicação em colocar a brincadeira como um dos entretenimentos mais populares do Brasil.
Nascido em Campinas-SP, foi pintor, escritor, compositor e ainda o maior propagador do futebol de botão em nosso país. O dia 14 de fevereiro, data de seu nascimento, foi oficializado pelo ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em 2001, como o “Dia do Botonista”.
Copa do Brasil
O friburguense Pabinho (atualmente no Vasco) e Moacir (América) terminaram em 6° e 7° lugares, respectivamente, nas categorias Adulto e Master da 7ª edição da Copa do Brasil, modalidade Bola 12 Toques. Quinho (SP) foi o campeão no adulto enquanto Dalla Stella (PR) foi o campeão no master.
O evento foi realizado em um hotel de Londrina-PR, nos últimos dias 10 e 11. O Rio de Janeiro continua com quatro títulos nesta competição, um deles conquistado pelo friburguense Christofe, defendendo a AFFM na categoria adulto, em 2019.
Este ano, na master, foram 32 botonistas, que após a fase classificatória disputaram a 1ª e 2ª divisões. Os botonistas foram divididos em quatro grupos de oito atletas, nos quais classificaram-se para a 1ª divisão, os quatro melhores de cada grupo; os demais (do 5º ao 8º) de cada grupo, disputaram a 2ª divisão. Tanto na 1ª divisão como na 2ª divisão, os 16 botonistas se enfrentaram no sistema todos contra todos. Luiz Carlos (América) foi o 9° lugar da Série Prata.
Na categoria Adulto, os botonistas foram divididos em oito grupos com oito atletas. Classificaram-se para a 1ª divisão, os dois melhores de cada grupos; 3º e 4º classificaram-se para a 2ª divisão; 5º e 6º para a 3ª divisão; 7º e 8º para a 4ª divisão. Em todas as divisões, os 16 botonistas se enfrentaram no sistema todos contra todos. Pabinho foi o sexto colocado no geral.
Deixe o seu comentário