Bandeira agora continua vermelha pelo menos até 10 de janeiro

Prefeitura de Nova Friburgo divulgou na noite desta quarta-feira novo prazo de vigência das regras em vigor
quarta-feira, 30 de dezembro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Operário de máscara sinaliza obra com bandeira vermelha em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Operário de máscara sinaliza obra com bandeira vermelha em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

Ainda não se sabe como a gestão do prefeito Johnny Maycon fará para aferir a cor da bandeira que vai definir as restrições das atividades comerciais no município e nem por quanto tempo ela vai vigorar.

Segundo informou a Secretaria de Comunicação de Renato Bravo, a bandeira vermelha vai permancer por mais uma semana, a partir de segunda-feira, 4, até pelo menos o domingo seguinte, 10 (e não até este domingo, 3, como anteriormente anunciado). 

Habitualmente o anúncio das bandeiras vinha sendo feito às sextas-feiras, mas, por conta dos feriados de Natal e Ano Novo, a aferição e divulgação foram excepcionalmente antecipadas pelo governo municipal. 

Desta forma, segue valendo o regramento sanitário das últimas quatro semanas para o funcionamento dos diversos setores da economia friburguense, conforme o decreto 820, publicado no dia 7 de dezembro.

As regras atuais

Na atual bandeira vermelha, as indústrias ficam autorizadas a funcionar com 65% da capacidade de operação; o comércio de rua poderá abrir as portas de 7h às 22h, todos os dias da semana; bares e lanchonetes podem funcionar com apenas 30% de sua capacidade, das 7h às 20h; já os restaurantes podem funcionar até às 23h, porém, com capacidade reduzida a 30%; os shopping centers podem funcionar das 9h às 22h, todos os dias da semana; hotéis e pousadas podem receber hóspedes normalmente; as atividades de turismo e visitação a parques também está liberada; autoescolas podem operar com 50% da ocupação de aulas teóricas por dia; academias podem abrir com 40% de sua capacidade; e os clubes sociais podem abrir apenas para caminhadas e sócios com 30% de sua capacidade em parques aquáticos, saunas e piscinas.

Por outro lado, mantêm-se suspensas as atividades relacionadas a eventos com aglomeração de público, inclusive os desportivos, boates, teatros, casas de shows e afins, parquinhos infantis - inclusive os localizados no interior de condomínios e clubes sociais e recreativos -; estádios, campos, arenas, ginásios e afins. Fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em todo o território do município. Essa determinação só não vale para crianças menores de dois anos e as pessoas incapacitadas ou incapazes de remover a máscara sem assistência.

Compra de vacinas

Na tarde desta quarta-feira, 30, o prefeito Renato Bravo anunciou que, como um de seus últimos atos à frente do Executivo friburguense, deixou um documento com intenção de aquisição de 30 mil doses da vacina contra a Covid-19. O documento contém sua assinatura e do diretor-presidente da Fundação Butantan, Dr. Rui Curi.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra