Nesta quarta-feira, 26, uma das mais antigas bandas de música civis brasileiras comemora seu 162° aniversário. Fundada em 1863, pelo maestro português Samuel Antonio dos Santos, como uma de suas promessas após sofrer uma tormenta marítima, em 1858, na travessia Lisboa-Buenos Aires, a Real Banda Euterpe Friburguense desempenha suas atividades por esses 162 anos, de forma ininterrupta.
Mesmo com a proximidade do carnaval, o aniversário não deixará de ser celebrado. Segundo o presidente da Euterpe, José Nilson da Silva, o Nilsinho, nesta quarta, às 19h30, na sede da banda, na Avenida Euterpe Friburguense, 53, haverá um ensaio aberto ao público, com recepção aos músicos, diretores, convidados e autoridades. Na ocasião, o maestro titular Nelson José da Silva Neto, vai apresentar os novos instrumentos, doados pela Amazon Music, em trabalho coordenado por um dos diretores, o publicitário Otto Frossard.
Muitos motivos para comemorar
Além desses instrumentos, a Euterpe ainda aguarda a liberação, pela Secretaria Municipal de Cultura, dos instrumentos (dois sousafones, xilofone, trompete, clarineta, flauta, entre outros), obtidos por emenda parlamentar, proposta pelo deputado federal Luiz Lima (PL).
Com tradição de encaminhar seus alunos de música às corporações militares, a Euterpe Friburguense comemora neste aniversário as mais recentes evoluções pessoais e profissionais de jovens músicos, formados pela Escola de Música Samuel Antonio dos Santos: Lucas Coutinho, aprovado para a Banda dos Fuzileiros Navais; Keterson Miranda, aprovado para a ESA - Escola de Sargentos das Armas, do Exército (ambos já incorporados) e Igor Luciano da Conceição, aprovado para a Orquestra Jovem de Tatuí-SP.
“Esses resultados, além de nos deixar muito satisfeitos, comprovam a continuidade do histórico trabalho de formação musical, com que a nossa banda vem cumprindo seu papel de inclusão sócio-cultural e educacional, desde sua criação como o curso profissionalizante, pioneiro do município”, destaca o maestro Nelsinho.
Deixe o seu comentário