O município de Nova Friburgo será a casa da Seleção Brasileira de Basquete. A casa será montada no ginásio esportivo Frederico Sichel, do Sesi, no distrito de Conselheiro Paulino. A estrutura passará por obras de adequação para comportar os treinos e competições de grande porte, além de projetos sociais na área de esporte e saúde.
A parceria entre Firjan/Sesi e a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para viabilizar o projeto que promete transformar Nova Friburgo na cidade do basquete no Brasil foi firmada na tarde desta quinta-feira, 9, às 16h, no auditório do Senai Espaço Moda. Estiveram presentes o prefeito Johnny Maycon; o diretor regional do Senai e diretor superintendente do Sesi, Alexandre dos Reis; a presidente da representação regional da Federação das Indústrias do Estado (Firjan), no Centro-Norte e principal articuladora entre as instituições, Márcia Carestiato; o secretário geral da CBB, Carlos Roberto Fontenelle; e o presidente da Federação de Basketball do Rio de Janeiro (Fberj), Daniel Riente.
Grandes nomes do esporte também marcaram presença, como Gerasime Nicolas Bozikis, o Grego, e desportistas de Nova Friburgo.
"Essa parceria é um importante passo socioeconômico para Nova Friburgo", disse Alexandre.
O novo prédio da Firjan será construído no mesmo terreno do ginásio. De acordo com Alexandre, o espaço não será apenas um centro de treinamento, mas abrigará competições. “Isso é agenda, é evento. A cidade merece isso e esse fato gera movimento na cidade”, afirmou.
O investimento Firjan/Sesi + CBB será realizado a partir da captação de recursos para projetos nas leis de incentivo municipais, estadual e federal de esporte.
A previsão do início da obra é para o segundo semestre de 2022 e de um ano e meio para a realização da obra. Com isso, a expectativa é que o primeiro jogo no novo ginásio aconteça no segundo semestre de 2023.
O basquete é uma das modalidades mais vitoriosas da história do esporte de Nova Friburgo. Foram vários os nomes que marcaram época no desporto municipal, e alguns deles, se já não arremessam com tanta frequência, seguem lutando pelo resgate dos tempos de glória. Seja nas escolinhas e atividades no clube Sociedade Esportiva Friburguense (SEF) e outros clubes, nas peladas pelas quadras da cidade, competições intercolegiais ou montagem de equipes para a disputa de competições, o basquete friburguense respira. E tenta tomar fôlego para voltar a escrever os capítulos vitoriosos de outrora.
Tony Ventura (abaixo), um grande entusiasta do basquete e que jogou a vida inteira, já patrocinou vários grupos de basquete no município e aguardava há muito tempo por essa parceria. “É muito oportuno essa assinatura do convênio da Firjan com a Confederação Brasileira de Basquete, para criação no ginásio esportivo do Sesi do Centro Nacional do Basquete. Estou participando como representante do interior da Confederação de Basquete, mas o principal mentor do projeto é o Grego. que recebeu logo o aval da Márcia e do Dalton Carestiato pela Firjan”, disse.
Gerasime Nicolas Bozikis, o Grego (foto abaixo), que faz parte do comitê de ética da FIBA na Suíça, tem uma grande gratidão pela cidade. "Quando minha família veio da imigração para o Brasil, foi Friburgo que nos acolheu e por muitos anos atuamos na Avendia Alberto Braune com a tradicional Casa Copacabana. Até hoje nossa família está em Friburgo. Quanto a parceria com a Firjan, outras cidades que possuem centros de treinamento, não têm um ginásio do porte que temos em Nova Friburgo. Seremos o primeiro centro de treinamento com excelência - Friburgo será a cidade do basquete. Teremos equipamentos de qualidade e um ginásio de primeiro mundo numa cidade maravilhosa, que tem todas as condições para que possamos dar um desenvolvimento grande no basquete brasileiro. Esse é um sonho de 13 anos que agora se torna realidade. Será um grande presente para Nova Friburgo. Vamos realizar nosso sonho e ao mesmo tempo presentear a cidade”, afirmou.
Deixe o seu comentário