Arco Metropolitano receberá investimentos para zerar roubos de cargas

Via expressa na Baixada é muito utilizada por transportadoras para o escoamento da produção industrial de Friburgo para o Rio e São Paulo
quinta-feira, 04 de março de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Arco Metropolitano receberá investimentos para zerar roubos de cargas

              Durante o evento Governo Presente, realizado na terça-feira, 2, na sede da representação regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) na Baixada Fluminense, o governador em exercício, Cláudio Castro, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado estadual André Ceciliano (PT), e o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, assinaram o Memorando de Entendimento do projeto Arco Seguro, entre a Firjan, o Centro Industrial do Rio de Janeiro (Cirj), Alerj e o Governo do Estado do Rio. O projeto Arco Seguro foi idealizado pela Firjan e prevê a construção de uma parceria público privada para viabilizar o potencial logístico da rodovia, atualmente subutilizada e evitada por muitas transportadoras devido ao alto índice de assaltos e roubos de cargas.

            Para o presidente da Firjan, a iniciativa tem como objetivo retomar a economia da Baixada Fluminense. Já Ceciliano destacou que 70% dos trabalhadores que moram na região se deslocam para a área metropolitana diariamente. “Essa iniciativa do Arco é muito importante. São 71 quilômetros que ligam Duque de Caxias ao Porto de Itaguaí. Com ela podemos potencializar ainda mais cidades, como Japeri e Duque de Caxias, mas precisamos reforçar a segurança”, justificou o presidente da Alerj.

           A falta de policiamento também foi apontada pelo gerente geral de Competitividade da Firjan, Luiz Augusto Azevedo, como um dos entraves para a utilização ampla do Arco Metropolitano. “Precisamos que a via tenha segurança 24 horas. Está previsto que em maio de 2022 isso aconteça, mas o nosso objetivo é disponibilizar uma estrutura de segurança provisória para que ela ocorra imediatamente. Não podemos esperar até 2022. Queremos que o Arco seja semelhante ao rodoanel de São Paulo”, concluiu. A via expressa escoa a produção do Rio e encurta a viagem até São Paulo. 

            Para as transportadoras que levam mercadorias do polo industrial de Nova Friburgo para a região metropolitana do Rio, São Paulo e Sul de Minas Gerais, o arco metropolitano é viável, pois reduz o tempo e o custo das viagens, pois pode ser acessado a partir de Itaboraí. Porém, muitas empresas de carga evitam utilizar a rota alternativa por causa da insegurança. A via expressa tem vários trechos ermos e sem iluminação que facilitam a ações criminosas.  

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra