Alerj propõe emissão emergencial de documentos no Detran

Ideia é garantir uma via provisória de segundas vias em caso de perda, roubo ou furto
quinta-feira, 26 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Detran)
(Foto: Detran)

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) poderá ser obrigado, por força de lei, a disponibilizar o novo serviço de emissão emergencial de documentos provisórios de identificação para os cidadãos fluminenses que tenham sofrido com a perda, furto ou roubo de seus documentos. Essa possibilidade é o objetivo do projeto de lei 1.633/23, de autoria do deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSD), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta semana no plenário do Palácio Tiradentes, na capital. A aprovação foi em primeira discussão. A medida ainda precisa passar por uma segunda discussão pela casa de leis para, então, ser votada.

Segundo a proposta, a emissão emergencial dos documentos de identificação poderá ocorrer em até 24 horas a partir da sua solicitação, cabendo ao Detran-RJ regulamentar o procedimento a ser adotado. O serviço será prestado às pessoas que comprovarem a necessidade urgente de utilização do documento de identificação para viagens, provas de concursos públicos e quaisquer atividades nas quais não seja possível substituir a forma de identificação pessoal.

“A proposta busca atender a uma demanda da população fluminense que, quando em situação de perda, furto ou roubo de seus documentos de identificação, se depara com grandes transtornos e dificuldades de acesso a serviços essenciais. É notório que o processo de emissão de uma nova identidade pode ser demorado, o que pode resultar em prejuízos significativos para o cidadão que necessita rapidamente de um documento”, declarou o deputado estadual Luiz Paulo.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: