A concessionária Águas de Nova Friburgo, em parceria com o Projeto Aventura Animal, iniciou o videomonitoramento da fauna com câmeras dentro da área que contempla a Estação de Tratamento de Água (ETA) Debossan, no distrito de Mury. No local, foram instaladas dez câmeras trap, também conhecidas como armadilhas fotográficas, em pontos estratégicos, com o objetivo de registrar imagens das espécies que habitam a região sem afetar o habitat dos animais.
“Estamos confiantes em registrar e acompanhar o comportamento de espécies de animais selvagens, ameaçados de extinção ou perto de se tornarem ameaçados, que vivem na região da Mata Atlântica. O monitoramento da fauna e flora de nossos mananciais é um indicador importante para mensurar e assegurar a preservação ambiental e segurança hídrica das áreas”, destacou o analista de Meio Ambiente, Bernard Vecci.
O projeto de monitoramento da fauna já acontece na área do Manancial do distrito de Amparo, desde 2023. Já foram registradas imagens de diversos animais selvagens que habitam a região, como onça-parda, jaguatirica, gato-maracajá, gato-do-mato-pequeno, entre outros.
“Esse monitoramento é importante para percebermos a variedade e quantidade de espécies que vivem e transitam pela região. A parte mais gratificante é atestar espécies ameaçadas ou em risco de extinção vivendo na área. As imagens registradas são de grande valia para pesquisas realizadas acerca da fauna e flora da Mata Atlântica da região, e contribuem para construção de materiais de educação ambiental. Os estudos realizados a partir do monitoramento das áreas permitem refletirmos sobre próximas ações que possam beneficiar e contribuir para preservação e manutenção da fauna e flora presentes na região”, comentou o biólogo e ambientalista do Projeto Aventura Animal, Juran Santos.
Deixe o seu comentário