Agentes de trânsito se negam a explicar multas na Câmara

Em carta com 27 assinaturas, eles pedem sindicância e processo administrativo disciplinar e recorrem ao MP para garantir direitos
quarta-feira, 24 de março de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Agentes de trânsito percorrem a Alberto Braune (Foto: Henrique Pinheiro)
Agentes de trânsito percorrem a Alberto Braune (Foto: Henrique Pinheiro)

Em mais uma carta, entregue em mãos na redação de A VOZ DA SERRA e com 27 assinaturas, agentes de trânsito lotados na Secretria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) avisaram ao presidente da Câmara dos Vereadores, Wellington Moreira, que não vão comparecer ao plenário nesta quinta-feira, 25, para, em sessão ordinária, prestar esclarecimentos sobre as mais de 14 mil multas aplicadas este ano. 

O convite foi feito a seis agentes e a uma guarda municipal que atuam na fiscalização do trânsito em Nova Friburgo.

Na carta, eles informam que pediram ao secretário Fabrício Medeiros sindicância para apurar se houve irregularidades e processo administrativo disciplinar para eventuais punições. Os agentes informam também que recorreram ao Ministério Público para "garantir o direito de todos os agentes  na apuração dos fatos".

O presidente da Câmara, vereador Wellington Moreira, já havia enviado ofício ao secretário da Smomu, Fabrício Medeiros, para saber o motivo da “avalanche de multas”. “Vamos ouvir os envolvidos, porque as reclamações são muitas. A população, já fragilizada pelas restrições da pandemia, está se sentindo acuada. Além disso, vamos apurar se há coerência nos números, se todos os agentes aplicam um número similar de multas ou se há divergências gritantes entre os números apresentados por cada um”, disse ele.

Em rede social, na semana passada, o prefeito Johnny Maycon se disse "perplexo" com a quantidade de multas e anunciou que vai solicitar de cada agente da Smomu as "devidas explicações". Somente um dos agentes da Smomu, segundo ele,  aplicou, sozinho, 236 multas entre setembro e novembro passado. Esse mesmo agente aplicou 1.143 multas em janeiro e, em fevereiro, outras 813, afirmou o prefeito. "Será que houve prevaricação no passado? Ou estará havendo extrapolações agora?", questionou.

Inconformados com as dúvidas lançadas sobre toda a categoria, 25 dos 31 agentes  - entre eles alguns dos convidados pela Câmara - assinaram carta ao secretário pedindo a suspensão da fiscalização nas ruas enquanto durar a apuração interna na prefeitura sobre eventuais "discrepâncias".

Como mostrou A VOZ DA SERRA, no entanto, por trás do aumento do volume de multas aplicadas estão a  contratação de novos agentes, o uso de talonário eletrônico e, principalmente, o mau comportamento dos motoristas friburguenses.

Segundo o secretário, as cinco infrações mais cometidas são, em primeiro lugar, dirigir sem cinto de segurança, seguido por avançar sinal vermelho, estacionar em fila dupla, dirigir usando telefone celular e estacionar impedindo a movimentação de outro veículo. 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito | Governo