As agências bancárias de Nova Friburgo voltaram nesta terça-feira, 4, a abrir ao público no horário normal de antes da pandemia, das 11h às 16h. Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm direito a serem atendidos uma hora mais cedo, a partir das 10h. Há cerca de um ano e meio, os bancos vinham mantendo horário restrito de atendimento, das 9h às 14h, para evitar o contágio pelo coronavírus.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo e região, Max José Bezerra, mesmo com as medidas restritivas adotadas, cerca de 80 funcionários, incluindo caixas, seguranças e pessoal de serviços gerais, contraíram a Covid-19 nas agências da cidade. A mais afetada delas foi a maior do Itaú, no final da Avenida Alberto Braune. Mais de 300 testes foram realizados em profissionais da categoria.
De acordo com Max, uma reunião de avaliação do retorno será feita, junto ao comando da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em data ainda a ser definida. A extensão do horário de atendimento ocorre em meio à eclosão de variantes como a Ômicron e surto de Influenza (gripe).
Max explicou que a flexibilização do horário de atendimento ao público começou a ser adotada individualmente por diversos bancos, como Santander, Itaú, Caixa e Bradesco, o que acabou levando à universalização da medida. Os protocolos sanitários, como o uso de máscaras e a disponibilização de álcool em gel continuam sendo obrigatórios nas agências bancárias.
Deixe o seu comentário