Acidente com viatura do 11º BPM mata um policial e fere outro

Imagens de câmera de segurança mostram que ultrapassagem pode ter provocado choque violento contra carreta e picape
quarta-feira, 27 de abril de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A viatura destruída após a colisão (Fotos de leitores)
A viatura destruída após a colisão (Fotos de leitores)

Em um dos mais chocantes acidentes de trânsito já registrados em Nova Friburgo, envolvendo uma viatura do 11° BPM, uma carreta e uma picape, um policial militar morreu e outro ficou ferido na manhã desta quarta-feira, 27.

Em nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar lamentou a morte do sargento Walter José Gomes de Assis no acidente. Segundo a nota, a equipe do 11º BPM  retornava de uma ocorrência. "Um policial, infelizmente, não resistiu. O outro militar e o ciclista foram socorridos ao Hospital Municipal Raul Sertã. O estado de saúde do agente é estável. Os outros envolvidos não necessitaram de atendimento médico", informa a nota da PM.

Segundo a corporação, o sargento Walter (acima) tinha 51 anos, ingressou na PM  em 1999 e deixa esposa e um filho. O sepultamento será às 17h desta quarta no Cemitério de Cantagalo.

O comando do 11º BPM também lamentou a perda: "Nossos sentimentos aos amigos e familiares. Descanse em paz, Guerreiro da Serra".

A Prefeitura de Cordeiro, onde o sargento era nascido, também emitiu nota de pesar.

A violenta colisão aconteceu na Avenida Roberto Silveira, na altura do bairro Jardim Ouro Preto, às 6h50. O 11º BPM informou que a dinâmica do acidente está sendo apurada. 

De acordo com imagens de uma câmera de segurança instalada próximo ao local, a viatura teria forçado a ultrapassagem em direção ao Centro, já que o trânsito estava lento. Ao tentar cortar alguns automóveis e também a carreta pelo meio da pista, no sentido contrário, chocou-se contra a traseira da carreta e de frente contra a picape, capotando em seguida. Naquele trecho urbano da RJ-116, um dos mais movimentados e perigosos da cidade, a faixa é contínua.

Vale lembrar, no entanto, que carros de polícia e de outros serviços essenciais como bombeiros e ambulâncias sempre têm prioridade, e muitas vezes motoristas não cedem a devida passagem, o que é infração considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Nas imagens, é possível observar que alguns carros seguindo no mesmo fluxo da picape chegam a se desviar da viatura em ultrapassagem, com o giroflex ligado. Eles avançam para o acostamento, por onde transitavam vários ciclistas naquela hora da manhã. A picape chega a acionar os freios. Porém, não sobra espaço e o choque é inevitável.

A viatura da PM acabou ficando completamente destruída e o trânsito, muito congestionado. Várias viaturas do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar seguiram para o local. 

Segundo o RJ-TV, o motorista da picape, Carlos Guarnido, apenas machucou o joelho. A dianteira de seu carro também ficou bastante avariada. Ele contou ao telejornal que foi surpreendido pela viatura vindo na sua direção, batendo na traseira da carreta e capotando na sua frente, sobre o seu capô.

Veja, na galeria de fotos abaixo, o frame a frame do vídeo de uma camera de segurança que flagrou a colisão:

  • A viatura (azul ao fundo, no canto superior direito) inicia a ultrapassagem

    A viatura (azul ao fundo, no canto superior direito) inicia a ultrapassagem

  • A picape se aproxima, no sentido contrário, e chega a frear

    A picape se aproxima, no sentido contrário, e chega a frear

  • Entre a carreta, a picape e a fila de carros, a  viatura fica sem espaço

    Entre a carreta, a picape e a fila de carros, a viatura fica sem espaço

  • A viatura colide na traseira do caminhão

    A viatura colide na traseira do caminhão

  • O choque é tão violento que a viatura continua capotando

    O choque é tão violento que a viatura continua capotando

  • Finalmente a viatura para: tudo em questão de segundos

    Finalmente a viatura para: tudo em questão de segundos

LEIA MAIS

Equipes da concessionária e do Corpo de Bombeiros foram acionadas, mas as vítimas morreram no local

Carro desgovernado caiu no rio na noite de domingo

Levantamento do ISP mostra que 3 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante por dia no estado em 2021

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 77 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: acidente