Em um dos mais chocantes acidentes de trânsito já registrados em Nova Friburgo, envolvendo uma viatura do 11° BPM, uma carreta e uma picape, um policial militar morreu e outro ficou ferido na manhã desta quarta-feira, 27.
Em nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar lamentou a morte do sargento Walter José Gomes de Assis no acidente. Segundo a nota, a equipe do 11º BPM retornava de uma ocorrência. "Um policial, infelizmente, não resistiu. O outro militar e o ciclista foram socorridos ao Hospital Municipal Raul Sertã. O estado de saúde do agente é estável. Os outros envolvidos não necessitaram de atendimento médico", informa a nota da PM.
Segundo a corporação, o sargento Walter (acima) tinha 51 anos, ingressou na PM em 1999 e deixa esposa e um filho. O sepultamento será às 17h desta quarta no Cemitério de Cantagalo.
O comando do 11º BPM também lamentou a perda: "Nossos sentimentos aos amigos e familiares. Descanse em paz, Guerreiro da Serra".
A Prefeitura de Cordeiro, onde o sargento era nascido, também emitiu nota de pesar.
A violenta colisão aconteceu na Avenida Roberto Silveira, na altura do bairro Jardim Ouro Preto, às 6h50. O 11º BPM informou que a dinâmica do acidente está sendo apurada.
De acordo com imagens de uma câmera de segurança instalada próximo ao local, a viatura teria forçado a ultrapassagem em direção ao Centro, já que o trânsito estava lento. Ao tentar cortar alguns automóveis e também a carreta pelo meio da pista, no sentido contrário, chocou-se contra a traseira da carreta e de frente contra a picape, capotando em seguida. Naquele trecho urbano da RJ-116, um dos mais movimentados e perigosos da cidade, a faixa é contínua.
Vale lembrar, no entanto, que carros de polícia e de outros serviços essenciais como bombeiros e ambulâncias sempre têm prioridade, e muitas vezes motoristas não cedem a devida passagem, o que é infração considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Nas imagens, é possível observar que alguns carros seguindo no mesmo fluxo da picape chegam a se desviar da viatura em ultrapassagem, com o giroflex ligado. Eles avançam para o acostamento, por onde transitavam vários ciclistas naquela hora da manhã. A picape chega a acionar os freios. Porém, não sobra espaço e o choque é inevitável.
A viatura da PM acabou ficando completamente destruída e o trânsito, muito congestionado. Várias viaturas do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar seguiram para o local.
Segundo o RJ-TV, o motorista da picape, Carlos Guarnido, apenas machucou o joelho. A dianteira de seu carro também ficou bastante avariada. Ele contou ao telejornal que foi surpreendido pela viatura vindo na sua direção, batendo na traseira da carreta e capotando na sua frente, sobre o seu capô.
Veja, na galeria de fotos abaixo, o frame a frame do vídeo de uma camera de segurança que flagrou a colisão:
Deixe o seu comentário