Desastre aéreo no Caledônia fez 58 anos neste domingo

No avião que colidiu contra o pico havia 39 pessoas. Causas do acidente, que não deixou sobreviventes, nunca foram esclarecidas
segunda-feira, 05 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
O modelo que fazia a linha Recife-São Paulo e o local da colisão
O modelo que fazia a linha Recife-São Paulo e o local da colisão

Há 58 anos, em 4 de setembro de 1964, um desastre aéreo causava comoção entre os friburguenses. Um avião Vickers Viscount, que realizava o voo Vasp 141 (Recife-São Paulo, com escalas em Aracaju, Salvador, Vitória e Rio) chocou-se com o Pico do Caledônia, por volta das 16h30 de uma sexta-feira. O avião havia decolado do aeroporto dos Guararapes, em Recife, e tinha como destino Congonhas, em São Paulo.

No voo havia 39 pessoas, entre 34 passageiros e cinco tripulantes. Não houve sobreviventes.  Somente oito vítimas puderam ser reconhecidas, tal a violência do choque. Na época, o acesso à Pedra do R, provável lugar do choque da aeronave, era muito difícil,  em mata fechada. Militares da Marinha e da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram das buscas e da coleta dos destroços. 

As causas do acidente nunca foram esclarecidas. Segundo dados do Aviation Safety Work,  portal americano sobre acidentes aéreos, a aeronave decolou da parada em Vitória, no Espírito Santo, às 15h30, e estabeleceu cruzeiro à altitude de 1.800 metros. Por volta das 16h30, a tripulação registrou  que estava sobrevoando Rio Bonito. No entanto, o avião estava sobre Nova Friburgo, a 43 quilômetros de Rio Bonito e a 35 de sua rota original.

O avião chocou-se no lado oeste do Pico do Caledônia, a aproximadamente 1.950 metros de altitude, 300 abaixo do cume. Uma hipótese para o acidente teria sido a opção da tripulação de voar a seis mil pés, indicando um possível problema com a pressurização. A altitude era adequada à rota, porém não ao desvio que acabou sendo feito. Em condições normais, um avião pressurizado como o Viscount voava, geralmente, na altura de 12 mil a 16 mil pés.

O avião que fazia a rota Vasp 141 era um Viscount, da marca inglesa Vickers, modelo 701. Segundo a Aviation Safety Network, foram produzidos um total de 445 Viscounts, entre as séries 630, 663, 700, 800 e 810. O primeiro voo teste utilizando o modelo, que tinha capacidade máxima de 65 passageiros, foi realizado em 1948.  A aeronave começou a ser usada em serviço a partir de abril de 1953.

O Viscount que atingiu o Caledônia havia sido comprado pela British European Airways (BEA) em 1955 e operado na companhia até ser vendido para a Vasp em 1963, sendo registrado com o prefixo PP-SRR.

O avião acidentado tinha  mais de 17 mil horas de voo. Segundo algumas publicações, os Viscounts nunca se adaptaram ao clima do Brasil, o que causava diversos problemas técnicos, como, por exemplo, panes no rádio.

Entre os passageiros identificados estavam três mulheres e 34 homens. Dois dos 39 passageiros nunca tiveram suas identidades descobertas.

 

LEIA MAIS

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a prefeitura para saber se há registros de outros ataques de cães no centro da cidade

Equipes da concessionária e do Corpo de Bombeiros foram acionadas, mas as vítimas morreram no local

Carro desgovernado caiu no rio na noite de domingo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: acidente