Abertas inscrições para Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação

Professores e estudantes das redes públicas e privadas de ensino já podem inscrever seus projetos de pesquisa
sexta-feira, 03 de setembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Abertas inscrições para Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação

Realizada anualmente pela Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro), a 15ª edição da Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado (Fecti) já está com inscrições abertas. Professores e estudantes do segundo segmento do ensino fundamental, médio e técnico, das redes públicas e privadas de ensino podem inscrever projetos de pesquisa até o próximo dia 20 na plataforma SisFecti (https://fecti.cecierj.edu.br/login), em uma das três modalidades: projeto já desenvolvido, com resultados; projeto iniciado, não finalizado, com resultados parciais; e projeto/proposta de pesquisa, sem resultados. Nesta modalidade não poderão se inscrever estudantes concluintes do ensino médio ou técnico ou do 9º ano do ensino fundamental.

Os alunos do 6º ao 9º ano podem inscrever seus projetos apenas nas categorias de Ciências do ensino fundamental II. Já os estudantes dos ensinos médio e técnico podem participar nas categorias Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência).

Para cada escola ou professor somente será permitida a inscrição de até quatro projetos, desenvolvidos individualmente ou em grupo de até três alunos, sob a orientação de um professor da escola. Os projetos serão avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência.

Assim como a edição anterior, o evento, que tem apoio do CNPq/MCTI e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), será realizado de forma online, utilizando as ferramentas digitais disponíveis, entre os dias 1º e 4 de dezembro. 

Premiação

A premiação, conta com medalhas, troféus, bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e indicação para participar de feiras de ciências nacionais, com alcance internacional, como a Febrace, organizada pela Universidade de São Paulo (USP) e a  Mostratec da Fundação Liberato, de Novo Hamburgo-RS. Além disso, há também o Prêmio Meninas na Ciência, que concede medalhas para o grupo composto por integrantes do sexo feminino e bolsas do CNPq para professores de escolas públicas, orientadores ou coorientadores de projetos finalistas.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: