Aberta a temporada de contratações temporárias no comércio

Lojistas já investem nos preparativos para a época tida como a de maiores vendas no ano
quinta-feira, 19 de outubro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Faltam 67 dias para o Natal, a melhor época para as vendas no comércio, segundo as entidades do setor. Um mês antes do Natal, muitas lojas vão aderir à campanha coletiva de descontos Black Friday, que este ano, acontecerá em 24 de novembro, que sempre costuma atrair muitos clientes ávidos por preços mais baixos. Para atender a demanda, que aumenta nessa época, muitos comerciantes contratam vendedores temporários para trabalharem nesse período. O que pode representar uma retomada para o setor em Nova Friburgo, já que, de acordo com dados do  Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o comércio foi o único setor com saldo negativo na geração de empregos, entre janeiro e agosto, com o encerramento de 59 postos de trabalho no município.

Além da tradição de presentear familiares e amigos no Natal, do Papai Noel, ainda tem o 13º salário, sendo creditado nas contas dos trabalhadores formais no final de novembro e em dezembro, o que representa uma injeção extra de dinheiro na economia.

Na Casa do Trabalhador, que funciona na antiga Rodoviária Leopoldina, ao lado da Prefeitura de Nova Friburgo, até ontem, 18, havia a oferta de 18 vagas para vendedores, três para vendedores online e quatro para vendedores externos. De acordo com dados de anos anteriores, muitos dos vendedores contratados temporariamente para o fim do ano que   desempenham um bom trabalho têm chances de continuar nas lojas.

Dados do comércio em Nova Friburgo

De acordo com dados do DataSebrae, até 27 de setembro, Nova Friburgo tinha 9.285 empresas de comércio. Um dado surpreendente é de a maioria delas, 5.108, é de Microempreendedores Individuais (MEIs). Em seguida vêm as micro empresas, com 3.418 pontos de venda. Empresas de Pequeno Porte somam 480 e 279 se enquadram em outros portes.

Mais de 100 mil vagas temporárias no país

As entidades do comércio de Nova Friburgo ainda não têm informações sobre a estimativa de abertura de vagas para o final de ano na cidade, mas a  Confederação Nacional do Comércio (CNC) prevê a abertura de 110 mil vagas para trabalhadores temporários em todo o Brasil. Em 2022, foram 98,8 mil criadas exclusivamente no final do ano. E, após o fim dos contratos temporários, cerca de 12 mil funcionários foram efetivados.

Estado do Rio comemora aumento de vendas em agosto           

Diferente do cenário nacional, que registrou queda de - 0,2% nas vendas, o comércio varejista no Estado do Rio de Janeiro aumento de 0,5% na passagem de julho para agosto. São Paulo também registrou queda de - 0,3% nas vendas em agosto, comparando ao mês de julho. No Estado do Rio de Janeiro, na comparação com agosto de 2022, o crescimento foi de 5,2%. 

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira, 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o IBGE, algumas atividades se destacam pelo crescimento como os ramos de hiper, supermercados, produtos alimentícios e bebidas. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do estado, Vinicius Farah, acredita que os resultados do setor nos próximos meses serão ainda mais positivos.

“Temos pela frente a Black Friday e as compras para o Natal e Ano Novo, quando as vendas nas lojas físicas, principalmente, se acentuam, gerando a possibilidade de maior número de trabalhos temporários e contratações”,  explica Farah.  

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: