6º GBM tem novo comandante: Claudomiro da Silva Oliveira

Tenente-coronel bombeiro assumiu no lugar de seu colega Fábio Gonçalves
quarta-feira, 07 de julho de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
O novo comandante do 6º GBM, tenente-coronel Claudomiro da Silva Oliveira
O novo comandante do 6º GBM, tenente-coronel Claudomiro da Silva Oliveira

Desde o início do mês, o quartel do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Nova Friburgo tem novo comandante. O tenente-coronel Claudomiro da Silva Oliveira assumiu o posto no lugar do  também tenente-coronel Fábio Gonçalves, que esteve responsável pelo grupamento desde outubro de 2020, no lugar de Thiago Nunes Alecrim .

Natural de Rio das Ostras, formado em Engenharia Ambiental e Engenharia de Segurança  com diversos outros cursos militares, Claudomiro comandou outras unidades do Corpo de Bombeiros. Sua última passagem foi pelo comando do 9º GBM (Macaé). 

Devido às restrições em virtude da pandemia de Covid-19, a troca de comando do 6º GBM não foi aberta ao público e à imprensa, sendo a solenidade limitada apenas a militares do próprio Corpo de Bombeiros. 

Boa aprovação

Somente nos primeiros dois meses deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio  (CBMERJ) prestou 45 mil atendimentos à população fluminense. Foram cerca de sete mil socorros relacionados a eventos de trânsito, seis mil atendimentos pré-hospitalares e cinco mil operações terrestres, incluindo ações de busca e salvamento. Em Nova Friburgo, o 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM) foi acionado 342 vezes para 27 tipos de ocorrências, somente em janeiro e fevereiro.

A maior parte dos atendimentos foi por conta de colisão de veículos (17%), seguido por eventos clínicos (14%), captura/salvamento de animais (10%) e corte de árvores (9%). Combates a incêndios ultrapassaram seis mil ocorrências, sendo metade referente a fogo em vegetação. Mais de três mil operações marítimas foram realizadas. Além do resgate de pessoas no mar, a corporação realizou quase 150 mil ações de prevenção a afogamentos e encaminhou mais de 500 crianças perdidas a seus responsáveis nas praias do Rio.

Uma pesquisa em 2019 com cerca de 11 mil pessoas revelou que mais de 95% dos fluminenses aprovam os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros, desde o primeiro contato telefônico, via central 193, até o desempenho nos socorros. As operações de salvamento e busca (9,59) e o atendimento aos acidentes de trânsito (9,7) obtiveram as maiores médias. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: