Órgãos de segurança como Polícia Militar e Guarda Municipal anunciaram esquemas especiais de segurança para o carnaval em Nova Friburgo. Apesar de os desfiles de escolas de samba e blocos terem sido adiados para maio em função da pandemia de coronavírus, promotores de eventos, bares e clubes estão divulgando em redes sociais diversas festas particulares entre esta sexta-feira, 25, ea próxima terça-feira, 1º de março.
De acordo com o 11º BPM, Nova Friburgo, assim como os demais municípios que formam a Área de Policiamento do Batalhão Tiradentes, receberá um reforço no patrulhamento das ruas durante todo este feriadão.
Conforme nota enviada pela corporação militar, haverá o emprego do efetivo de folga nos tradicionais pontos de concentração de foliões, assim como o reforço no patrulhamento motorizado de forma a garantir maior rapidez no atendimento de ocorrências e na manutenção da ordem também nos bairros e distritos periféricos.
O 11º BPM informou ainda que atuará na manutenção da ordem pública de forma a realizar o patrulhamento nas ruas e no atendimento das ocorrências típicas do período de carnaval, tais como as de perturbação do sossego, lesões corporais etc. E, em caso de solicitação, fará apoio aos órgãos competentes para exercer a fiscalização das festas e eventos realizados por particulares em boates, casas de show e afins. A nota também informou que “não há determinação para coibir aglomeração de pessoas, entretanto ressaltamos que os eventos tais como festas, shows e bailes em via pública não estão autorizados”.
A Guarda Municipal também terá aumento de efetivo neste feriadão de carnaval. Em nota, a prefeitura informou que serão convocados guardas municipais para fazerem horas extras, como já é praxe no município nesse período. A nota informou ainda que, mesmo sem a programação de eventos oficiais nas ruas, serão convocadas mais duas equipes por dia de plantão, que farão patrulhamento pelo Centro e em locais que historicamente recebem mais movimento nesta época.
A base da Guarda Civil Municipal no distrito de Conselheiro Paulino também receberá reforço de efetivo, com o objetivo de proporcionar mais segurança aos moradores do distrito. Ainda de acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, o objetivo do aumento do efetivo é a garantia do cumprimento do decreto municipal 1.341, que atualizou as regras sanitárias para funcionamento das atividades. A nota enviada pela prefeitura informou também que a Guarda Municipal fará a fiscalização e atenderá denúncias também. “Caso seja encontrada alguma irregularidade, seguirá o mesmo procedimento adotado desde o início da pandemia. É aberto um processo administrativo para apurar as supostas irregularidades e as possíveis sanções.”
Quanto às denúncias, a população poderá acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153.
Deixe o seu comentário