Nova Friburgo volta a receber, a partir de 12 de julho, uma programação cultural gratuita que pretende ir além da agenda de espetáculos e oficinas. Em sua edição de 2026, o projeto Usina Viva retorna com atividades até 12 de dezembro e assume como eixo temático “Futuro e Inteligência Artificial”, propondo uma discussão sobre os impactos das novas tecnologias na criação artística, na educação, na formação de profissionais da cultura e nos modos de produção do setor.
A abertura da programação, no entanto, começa olhando para dentro de casa, com a valorização de artistas friburguenses e o reforço de um dos pilares do projeto que se trata do estímulo à produção cultural local.
As ações de abertura serão realizadas no dia 12 de julho, na Usina Cultural Energisa, na Praça Getúlio Vargas, 55, e no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, no Suspiro, reunindo a cantora Tuini e o ator, dramaturgo e diretor Bernardo Dugin em atividades gratuitas.
A programação começa às 16h, na Usina Cultural Energisa, com recepção ao público, visita guiada pelo espaço e ativação da Cabine de Memórias, ação que encerra simbolicamente o ciclo anterior, dedicado à memória de Nova Friburgo, e marca o início da nova etapa do projeto. Também está previsto o lançamento da Chamada Pública Usina Viva 2026, que selecionará apresentações artísticas para integrar a programação dos próximos meses.
Um dos destaques desta abertura será o Luminosa, iniciativa musical apresentada pelo Usina Viva e criada para valorizar artistas da cidade e da região. Nesta edição de estreia, o projeto recebe Tuini para uma apresentação gravada na Usina Cultural Energisa, dando início a uma nova temporada de registros audiovisuais voltados à música autoral produzida no interior do estado.
A proposta é ampliar a circulação de artistas para além dos palcos, por meio de conteúdos disponibilizados em plataformas digitais, fortalecendo trajetórias locais e criando novas oportunidades de visibilidade para músicos de Nova Friburgo e da Região Serrana.
À noite, a programação segue para o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, onde o público poderá assistir gratuitamente, a partir das 19h, ao espetáculo “Hétero Sigilo”, do friburguense Bernardo Dugin. Com trajetória construída a partir de Nova Friburgo, o artista representa uma geração de criadores que desenvolvem trabalhos autorais fora dos grandes centros e que encontram em projetos como o Usina Viva uma possibilidade de circulação, visibilidade e fortalecimento de seus processos criativos.
Mais do que uma agenda de eventos, o Usina Viva também pretende consolidar, ao longo dos próximos seis meses, um espaço de formação, intercâmbio e desenvolvimento da economia criativa no interior do estado. A programação prevê apresentações artísticas, shows, oficinas, cursos, palestras, atividades voltadas para estudantes e ações com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Artistas e grupos de diferentes regiões do Rio de Janeiro poderão integrar a agenda por meio da chamada pública, ampliando o encontro entre produções locais, coletivos do interior e artistas da capital.
A formação cultural aparece como um dos eixos centrais desta edição. Entre as ações previstas estão um curso de dramaturgia, um laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais e o incentivo a projetos cênicos em processo de criação.
A proposta é oferecer ferramentas para o amadurecimento de novos artistas, autores e realizadores, ampliando o acesso à qualificação e fortalecendo a cena cultural de Nova Friburgo e da região serrana. Segundo Guilherme Rezende Jr., produtor cultural do projeto, o debate sobre inteligência artificial não se limita ao aspecto tecnológico, mas inclui também uma reflexão ética e criativa sobre o uso dessas ferramentas na cultura.

A nova edição dá continuidade ao trabalho desenvolvido em 2025, quando o projeto teve como foco a memória de Nova Friburgo. Naquele ano, o Usina Viva reuniu 4.796 participantes em atividades presenciais, entre apresentações musicais, espetáculos teatrais, oficinas, sessões de cinema, exposições, debates e ações itinerantes.
Entre os destaques esteve a Cabine de Memórias, que alcançou 720 participantes e se consolidou como uma das ações mais marcantes da programação. Realizado pela Clovis Produtora, com patrocínio da Energisa e apoio da Secretaria Municipal de Cultura, do Hotel Dominguez Plaza, do Instituto Energisa e do Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, o Usina Viva reafirma, em 2026, a proposta de democratizar o acesso à cultura e consolidar Nova Friburgo como espaço de criação, formação e debate no interior do estado.

Deixe o seu comentário