Cartão do SUS passará a ter o mesmo número do CPF

Medida anunciada pelo Ministério da Saúde pretende tornar atendimento mais seguro e evitar duplicidade de inscrições no Cadastro Nacional de Saúde
quarta-feira, 24 de setembro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro
Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Quem tem o cartão nacional de Saúde, o popular cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), atenção! Vem mudança por aí. O Ministério da Saúde anunciou que, a partir de outubro, os cartões passarão a ter como número de identificação do usuário, a inscrição dele no Cadastro de Pessoa Física (CPF).   

Essa mudança, de acordo com o ministério, pretende tornar o atendimento na rede pública mais simples e seguro para o usuário, além de fortalecer a transformação digital e a qualidade das informações utilizadas na gestão pública.

Os usuários do SUS não precisarão ir aos postos de saúde para atualizar o cadastro: a atualização será automática nas bases governamentais. Segundo o Ministério da Saúde, todos os novos cadastros passarão a ser emitidos com o número do CPF.

Antes, a identificação era feita com base no número do cartão do SUS. Caso um paciente não tivesse o cartão ou não se lembrasse do número, ele poderia ser atendido e um novo número seria gerado. Por isso, a base de dados do ministério apresentava cadastros duplicados.

Agora, os cadastros duplicados ou sem uso serão apagados para evitar problemas. A previsão é que 111 milhões de cadastros sejam inativados até abril de 2026. Desde julho, 54 milhões de registros sem CPF associados já foram suspensos.

O que muda para os usuários do SUS

  • Novo cartão: o cartão SUS agora será emitido com nome e CPF no CadSUS Web e estará disponível no aplicativo Meu SUS Digital a partir de outubro;

  • Histórico unificado: ao adotar o CPF, todos os registros ficam vinculados a um único identificador, para evitar fragmentação de informações e melhorar a continuidade do cuidado;

  • Sem CPF: ninguém deixará de ser atendido nas unidades de saúde vinculadas ao SUS. Para populações indígenas, ribeirinhas, nômades, estrangeiros em trânsito e pessoas em situação de rua, será possível manter cadastros sem CPF, desde que justificados em campo próprio no sistema;

  • Atendimento de emergência: pacientes sem documento continuam a ser atendidos. O registro é feito pelo CadSUS Web e, caso o CPF não seja informado depois, o sistema poderá inativar o cadastro.

O que muda para os profissionais de saúde

  • Identificação: a orientação oficial é que o cidadão seja identificado pelo CPF, que passa a ser o número prioritário nos atendimentos do SUS. O novo cartão do SUS passa a apresentar o CPF como número principal. Já o antigo número do cartão de saúde passa a ser identificado como Cadastro Nacional de Saúde (CNS), permanecendo como identificador secundário;

  • Praticidade: a unificação vai eliminar duplicidades, reduzir riscos de erro e garantir maior agilidade no atendimento;

  • Continuidade: o histórico de saúde estará disponível de forma integrada em qualquer unidade de saúde do país.

  • Garantia: é necessário prestar atendimento a todo cidadão mesmo que esteja ou não tenha CPF. O registro deverá ser feito no CadSUS Web.

O que muda para os gestores

  • Higienização da base: desde julho de 2025, foram inativados 54 milhões de registros inconsistentes ou duplicados. A meta é alcançar 229 milhões de registros ativos vinculados ao CPF até abril de 2026, número equivalente aos CPFs válidos na Receita Federal;

  • Ajustes de sistemas: o Ministério da Saúde identificou 41 sistemas nacionais que serão ajustados para adoção do CPF como identificador único. A conclusão dessa frente de ajustes está prevista para dezembro de 2026;

  • Pactuação federativa: os sistemas que não são mantidos diretamente pelo Ministério da Saúde serão ajustados pelos próprios gestores estaduais e municipais, em articulação com o SUS, o Conass e o Conasems.

  • Capacitação: o Ministério da Saúde promoverá capacitações técnicas a partir do próximo mês, além de oferecer o apoio necessário para gestores e profissionais de saúde durante o processo de unificação ao CPF. Serão disponibilizados workshops, manuais, vídeo-aulas e lives para orientar e apoiar tanto gestores quanto profissionais da ponta.

Avanços para a gestão e políticas públicas

Tendo o CPF como identificador único, o CadSUS vai passar a operar de forma segura e padronizada com outras bases do Governo Federal, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e CadÚnico. A medida está alinhada à Estratégia Nacional do Governo Digital, conduzida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. 

(Com informações do DataSUS e portal G1)

LEIA MAIS

Governo cria auxílio-transporte, alimentação e hospedagem para pacientes de radioterapia

Secretaria estadual de Saúde alerta para alto índice de faltas em consultas e exames por impossibilidade de comunicação das unidades de saúde com os usuários

Imóvel abriga temporariamente os serviços do Posto de saúde do Suspiro que está em obra. Mudança no sistema de agendamento gerou enorme insatisfação

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 81 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: CPF | sus