Inverno total. Pico da Caledônia registra temperaturas perto de zero grau

Sensação térmica no ponto turístico foi de - 2,3 graus com formação de gelo. No Centro, termômetros marcaram 4 graus no início da manhã
terça-feira, 12 de agosto de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Charles)
(Foto: Charles)

O sistema de monitoramento do clima na capital fluminense divulgou, nesta semana, que o Rio de Janeiro teve o mês de julho mais frio dos últimos 11 anos com temperatura mínima média de 15 graus, uma tendência que também se confirma na Região Serrana do estado. O inverno 2025 realmente tem sido bem mais rigoroso. Que o digam os moradores de Nova Friburgo que tem enfrentado temperaturas próximas a zero grau ultimamente, sempre nas madrugadas e ao amanhecer. 

Nesta terça-feira, 12, por exemplo, a estação meteorológica do Instituto Friburgo Solidário, no Pico da Caledônia, registrou 1,7 grau pouco antes das 5h30 da madrugada. A sensação térmica foi negativa: - 2,3 graus e houve formação de gelo. No final da madrugada de segunda-feira, 11, a sensação térmica no ponto turístico a mais de 2,2 mil metros de altitude foi - 7 graus. Na área urbana, a temperatura média registrada pelos termômetros digitais do centro da cidade foi de 4 graus no início da manhã desta terça. Ao longo do dia, a temperatura aproximou-se de 20 graus, mas o vento manteve a sensação de frio e foi preciso reforçar os agasalhos para sair de casa. 

Bom para os friburguenses que gostam de frio e para os turistas que sobem a serra nesta época do ano para curtir as baixas temperaturas características do inverno serrano. A expectativa é que nesta quarta-feira, 13, seja observada uma pequena elevação nas temperaturas, o que deve durar pouco, pois a partir de quinta-feira, 14, está prevista a passagem de mais uma frente fria pelo Estado do Rio de Janeiro derrubando as temperaturas mais uma vez, principalmente na Região Serrana, com a expectativa de oscilação entre 5 e 17 graus.  

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: