Lançamento do novo sistema de bilhetagem eletrônica é adiado em Nova Friburgo

Novo modelo de transporte prevê gestão direta da arrecadação e bilhetagem pela prefeitura.
sexta-feira, 01 de agosto de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação FAOL)
(Foto: Divulgação FAOL)

Previsto inicialmente para entrar em operação na última sexta-feira,1, o novo sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público de Nova Friburgo teve seu lançamento adiado pela Prefeitura. O motivo, segundo o órgão, foi uma decisão estratégica de ordem técnica. Ainda não há uma nova data oficial para o início da utilização dos cartões “Partiu”, que substituirão o atual Riocard Mais nos ônibus urbanos e vans que circulam pelo município.

A novidade foi apresentada no último dia 14 de julho, durante evento realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O novo modelo prevê mudanças significativas, como a gestão direta pela administração municipal de todos os recursos arrecadados e do controle da bilhetagem, o que antes ficava sob responsabilidade da empresa operadora.

Mais comodidade e tecnologia

O cartão “Partiu” será oferecido em duas versões: vale-transporte e expresso. Ele poderá ser utilizado em todas as linhas urbanas e vans operadas pela Friburgo Auto Ônibus (Faol). Uma das grandes vantagens é a possibilidade de recarga online e o acesso a recursos digitais, como o pagamento por aproximação via celular.

Além disso, será lançado um site e um aplicativo oficial do transporte público, que permitirão aos usuários consultar itinerários, acompanhar o trajeto dos ônibus em tempo real e verificar os horários aproximados de chegada. Para ampliar o acesso às informações, a Prefeitura também instalará 15 painéis luminosos em pontos estratégicos da cidade com dados atualizados sobre a localização das linhas.

Central de Monitoramento

Outra medida importante será a criação da Central de Monitoramento e Tecnologia do Transporte Público de Nova Friburgo (CMTC). A central permitirá um controle mais preciso da operação das linhas de ônibus e vans, com acompanhamento em tempo real e resposta mais ágil a eventuais problemas na circulação.

A implantação do sistema será feita de forma gradual. Até outubro, os cartões Riocard Mais ainda serão aceitos normalmente nos veículos da Faol. Após esse período, apenas os cartões Partiu, nas versões expresso e vale-transporte, serão válidos no transporte público municipal.

No início da etapa de transição, a Prefeitura divulgará os pontos físicos para a aquisição dos novos cartões. Vale lembrar que os cartões Riocard Mais continuarão válidos apenas nas linhas intermunicipais operadas pelas empresas 1001, Expresso Brasil e Teresópolis.

Mais controle e transparência

Com a gestão direta da bilhetagem eletrônica, a Prefeitura busca garantir mais transparência na arrecadação e melhor controle sobre os recursos do transporte público. A expectativa é que o novo sistema contribua para a modernização do serviço, ofereça mais comodidade ao usuário e facilite a fiscalização por parte do poder público e da sociedade.

Além de ampliar o acesso digital ao sistema e facilitar a vida dos passageiros, a iniciativa pretende reduzir fraudes, aumentar a eficiência da operação e proporcionar uma experiência mais organizada para os usuários do transporte coletivo de Nova Friburgo.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: