Membros dos Rotarys Clubes de Nova Friburgo, cujos presidentes foram empossados no último sábado, 5, para o ano rotário 2025-2026 realizaram na terça-feira, 8, a primeira ação social conjunta da nova gestão. Eles visitaram a instituição de acolhimento e assistência a idosos Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje), no bairro Lagoinha, para realizar a testagem de hepatite nos vovôs e vovós residentes na instituição.
A ação teve ainda a participação da coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites virais, da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, Michele Caetano, e o apoio de equipes de alunos e professores do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município, que auxiliaram na coleta de amostras de sangue. A ação dos Rotarys Clubes de Nova Friburgo integrou o programa municipal Hepatite Zero.
(Foto: Divulgação Rotary)
Movimento Julho Amarelo
O programa municipal de prevenção e estímulo ao tratamento das hepatites virais, denominado Hepatite Zero vai promover uma série de ações em Nova Friburgo durante este mês integrando a campanha nacional Julho Amarelo, que visa incentivar o tratamento das hepatites. A ação contará com a realização de testes rápidos para triagem dos casos de hepatites B e C.
Os testes rápidos realizados a partir de uma pequena amostra de sangue acontecerão no posto de saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro, nesta quinta-feira, 10, e nos próximos dias 15, 17, 22, 24, 28, 29 e 31 de julho, das 8h às 13h, na sala de vacina da unidade de saúde e em todos os dias nos hospitais municipais Maternidade Mário Dutra de Castro e Raul Sertã, para gestantes, parceiros e demais pacientes internados, além do laboratório da UFF para os pacientes do ambulatório de odontologia, alunos e professores, além das unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Deixe o seu comentário