Queda na produção industrial agrava preocupações da Firjan sobre economia

Esta é a segunda redução no setor registrada este ano
sexta-feira, 04 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A produção industrial brasileira registrou sua segunda queda em 2025 (-0,5% em maio em relação a abril), o que levou a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) a emitir um comunicado, divulgado, nesta semana, destacando que esse desempenho é fruto de um cenário internacional e doméstico adverso, acompanhado de baixa confiança do empresário do setor industrial, que permanece pessimista pelo sexto mês consecutivo.

O comunicado da Firjan cita ainda que, no plano internacional, o acirramento geopolítico no Oriente Médio e no Leste Europeu, além da indefinição sobre a questão comercial, ampliam a incerteza global e comprometem a tomada de decisão dos empresários. No ambiente doméstico, o aumento da taxa básica de juros para 15% ao ano – o maior nível em quase duas décadas - é um fator adicional de restrição à produção ao encarecer o crédito e desestimular investimentos.

Diante disso, a Firjan entende ser urgente o avanço de uma agenda de reformas fiscais que permita a revisão da atual estrutura do setor público e garanta uma melhor alocação de recursos. A criação de um ambiente macroeconômico estável, com previsibilidade e baixo risco, é indispensável para restaurar a confiança do setor produtivo, estimular os investimentos e colocar a indústria brasileira em trajetória sustentável de crescimento.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: