Origem da data
O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem moderna.
Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, Florence, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem. Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de "Dama da Lâmpada", instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.
O Dia da Enfermagem no Brasil
O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas através do decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938. No entanto, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que compreende os dias 12 a 20 de maio.
A semana da enfermagem começa em 12 de maio, porque é o Dia Internacional da Enfermagem, e termina em 20 de maio, porque é o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.
Dados
O Brasil possui cerca de 700 mil enfermeiros registrados e em atividade, de acordo com os dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Esse número representa 24,6% do total de profissionais de enfermagem registrados no país. Além dos enfermeiros, o Brasil também conta com 1,8 milhão de técnicos de enfermagem.
Conheça cinco áreas da enfermagem
Enfermagem geral
O enfermeiro-geral trabalha em clínicas e hospitais privados ou públicos. A principal função é coordenar a equipe que fica de plantão.
Enfermagem Home Care
Essa modalidade tem crescido e muitos planos de saúde e espaços clínicos particulares oferecem o serviço com atendimento em casa.
Enfermagem Pediátrica
Aqui o foco é direcionado para as crianças. Desta forma, o profissional faz o monitoramento de pequenos com doenças graves, por isso paciência e carinho são fundamentais nessa área.
Enfermagem Médico-Cirúrgica
Com essa especialidade o profissional pode auxiliar o médico responsável em cirurgias de pequeno e médio porte.
Enfermagem Obstétrica
Aqui o profissional de enfermagem fica responsável por cuidar de gestantes, do parto até o pós-parto e lactantes.
* Reportagem da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim
Deixe o seu comentário