A partir desta segunda-feira, 5, o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones com sistema operacional iOS abaixo da versão 15.1. Esta mudança afetará principalmente usuários de modelos mais antigos do smartphone da Apple. Para impedir que isso aconteça, o sistema deve ser atualizado. A ação é anualmente feita pela Meta, empresa responsável pela rede social, com a justificativa de que os sistemas operacionais mais antigos não conseguem aplicar as novidades e as medidas de segurança lançadas nas atualizações do aplicativo.
Quais iPhones serão afetados
Os modelos afetados são: iPhone 5s, iPhone 6 e iPhone 6s, iPhone SE (1ª geração), iPhone 7 e iPhone 7 Plus. O iPhone 5s foi lançado em 2013, enquanto os outros dois chegaram ao mercado em 2014, ou seja, todos têm dez anos ou mais. Esses dispositivos não podem ser atualizados para as versões do sistema operacional que o WhatsApp exigirá em breve.
Embora antigos, muitos usuários ainda contam com esses smartphones. Vale lembrar que o iPhone 6 foi um dos modelos mais vendidos da Apple, com mais de 220 milhões de unidades comercializadas, o terceiro iPhone mais popular da história.
Por que o WhatsApp deixará de funcionar
De acordo com o site especializado WABetaInfo, o WhatsApp suporta dispositivos com iOS 12 ou superior. No entanto, uma atualização futura exigirá iOS 15.1 para que o aplicativo funcione adequadamente. Para ajudar os usuários impactados, a plataforma forneceu um aviso com cinco meses de antecedência, tempo suficiente para atualizar os aparelhos ou considerar outras opções, caso o hardware não suporte versões mais recentes do iOS.
Segundo o WABetaInfo, “as versões mais recentes do iOS incluem APIs atualizadas e tecnologias melhoradas que o WhatsApp utiliza para oferecer seus recursos. Ao não dar suporte a versões antigas, o WhatsApp poderá otimizar o aplicativo e introduzir funcionalidades que não seriam possíveis em sistemas operacionais desatualizados”.
Como descobrir se a versão do seu iOS é compatível
-
Clique no ícone “Ajustes”;
-
Na sequência, vá em “Geral” e “Atualização de Software”;
-
Por fim, verifique se o aparelho está com a última versão instalada.
Deixe o seu comentário