Produção industrial não cresce há cinco meses e preocupa Firjan

Nota da entidade destaca que ausência de ajuste fiscal eficaz perpetuará um ciclo de baixo crescimento, inflação e juros elevados
terça-feira, 08 de abril de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) emitiu comunicado ressaltando que a variação negativa da produção industrial em fevereiro (- 0,1%) marcou o quinto mês consecutivo sem crescimento do setor industrial fluminense, o que reforça o cenário de preocupações. A Firjan sinaliza que a indústria nacional está 16% abaixo de sua máxima histórica. Além disso, pontua que um cenário global incerto, acentuado pela imprevisibilidade da política comercial dos Estados Unidos, aumenta a incerteza sobre o ambiente econômico doméstico.

Nessa conjuntura, o ciclo atual de elevação da taxa de juros tende a limitar ainda mais o desempenho do setor, especialmente o de transformação, devido à sensibilidade aos efeitos defasados dos juros. Para a Firjan, a ausência de ajuste fiscal eficaz perpetuará um ciclo de baixo crescimento, inflação e juros elevados. Por isso, reforça a necessidade de uma reforma fiscal estrutural, que priorize investimentos em infraestrutura, inovação e educação — elementos essenciais para aumentar a eficiência do setor produtivo.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: