Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Perfil lipídico, para leigos

Max Wolosker
Max Wolosker
Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.
Recebi de um colega esse texto que fala do perfil lipídico de uma maneira didática e divertida, para explicar esse inimigo de nossa saúde, tão combatido, na atualidade, por cardiologistas, clínicos e endocrinologistas. Como é um assunto de interesse geral, resolvi publicá-lo na minha coluna, já que se trata de algo importante para nosso bem-estar.
Um médico renomado compartilhou uma linda história explicando os perfis lipídicos de uma maneira única. Imagine que nosso corpo é uma pequena cidade. O principal causador de problemas nesta cidade é o colesterol que também tem alguns cúmplices. Seu grande parceiro no crime é o triglicerídeo, o trabalho dele é vagar pelas ruas, causando caos e bloqueando estradas.
O coração é o centro da cidade e todos os caminhos levam a ele. Quando os manifestantes aumentam em número, você sabe o que acontece. Eles tentam interromper a função do coração, mas nossa cidade também tem uma força policial, o HDL é o policial bonzinho que prende os encrenqueiros e os coloca atrás das grades (o fígado). Esse órgão, então, os elimina do corpo através do sistema de drenagem.
No entanto, há também um policial mau, LDL, que está sedento por poder; o LDL liberta os manifestantes da prisão e os coloca de volta nas ruas. Quando o policial bom é superado em número, a cidade se transforma em caos. Quem gosta de viver numa cidade assim?
Você quer reduzir o número de manifestantes e aumentar o número de bons policiais? Pois, então, comece a andar e a cada passo, o número de policiais bons aumentará, e o colesterol, triglicerídeos e LDL dos encrenqueiros diminuirão. Seu povo (corpo) recuperará sua vitalidade. Seu coração, o centro da cidade, estará a salvo dos bloqueios dos manifestantes. E quando seu coração estiver saudável, você também estará saudável. Então comece a caminhar sempre que tiver oportunidade. Fique saudável e tenha boa saúde.
Este é um ótimo artigo para aumentar o HDL bom e diminuir o LDL ruim principalmente por meio de caminhadas ou exercícios físicos. Eles, juntos ou em separado contribuirão para aumentar o HDL. Portanto ande, ande, faça exercícios, se mexa. É importante, também, atentar para esses tópicos abaixo, pois eles são importantes para nos ajudar:
1- Minimizar a ingestão de: sal, açúcar, farinha de trigo comum, produtos lácteos, produtos processados.
2- Alimentos necessários: vegetais, leguminosas, feijão, nozes, ovos, óleos prensados a frio (oliva, coco), frutas.
3- Três coisas que você deve esquecer, apesar de ser obrigatório reconhecer suas limitações, sua idade, seu passado (as coisas ruins que aconteceram), suas reclamações.
4- Coisas essenciais que você precisa reconhecer: sua família, seus amigos, seus pensamentos positivos, uma casa limpa e aconchegante.
5- Três coisas básicas que você precisa adotar: sempre sorria e dê risadas, pratique atividade física regular no seu próprio ritmo, verifique e monitore seu peso.
6- Seis estilos de vida essenciais que você precisa praticar: não espere sentir sede para beber água, não espere estar cansado para descansar, não espere ficar doente para fazer exames médicos, não espere por milagres confie em Deus, nunca perca a confiança em si mesmo, mantenha-se positivo e sempre tenha esperança num amanhã melhor”.
Na realidade são tópicos importantes, a maioria sabemos de cor e salteado, mas alguns, de tão óbvios, são deixados de lado. Temos de ter sempre em conta, que nossa saúde é o bem mais importante de que dispomos e com ela em alta, seremos mais capazes de prolongar a nossa vida e o nosso convívio com familiares e amigos.
Um último tópico, esse dirigido aos gordinhos. Se você conseguir perder 15% do seu peso, será uma contribuição excelente para sua saúde. Talvez, um estímulo para perder mais.

Max Wolosker
Max Wolosker
Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário