Desde o início deste mês, os cartórios e as centrais de atendimento ao eleitor (CAE), da Justiça Eleitoral passaram a funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, em todo o Estado do Rio de Janeiro, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Emissão da primeira via do título, atualização do cadastro eleitoral e regularização da situação eleitoral são alguns dos serviços disponíveis.
O novo horário amplia em três horas o atendimento aos eleitores em relação a janeiro. O atendimento presencial é realizado por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. Os eleitores podem comparecer a qualquer cartório eleitoral ou a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) do estado para realização de serviços eleitorais, além do requerimento de alistamento eleitoral e a coleta dos dados biométricos. Em Nova Friburgo, os cartórios da 26ª e 222ª zonas eleitorais funcionam no primeiro andar do prédio do antigo fórum Júlio Vieira Zamith, na Praça Getúlio Vargas, 89 (foto).
Todos os serviços oferecidos presencialmente nos cartórios eleitorais também estão disponíveis de forma 100% online, no site do TRE-RJ: www.tre-rj.jus.br . Pelo Disque TRE, disponível no mesmo horário de funcionamento dos cartórios pelo telefone (21) 3436-9000, é possível tirar dúvidas sobre os serviços.
Biometria
Os eleitores também podem realizar nos cartórios o cadastramento biométrico. Para saber se tem ou não a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, o eleitor deve fazer a consulta na aba “Situação eleitoral”, na página principal do site. Somente no caso de ainda não ter o cadastramento biométrico o eleitor deve comparecer ao cartório ou à CAE, para a coleta da assinatura digital e das digitais, além do registro fotográfico.
Com a biometria, na hora da votação, o eleitor será identificado pela urna eletrônica por meio do reconhecimento de sua impressão digital. O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral. As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar. (Fonte: TRE-RJ)
Deixe o seu comentário