Um dia após ter anunciado que as obras de conclusão do Hospital do Câncer de Nova Friburgo - previstas para este ano - estão ameaçadas devido aos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados brasileiros (Propag), o governador Cláudio Castro (PL) confirmou nesta quinta-feira, 16, uma visita ao canteiro de obras da futura unidade oncológica no próximo domingo, 19.
A visita do governador está prevista para as 11h. Segundo sua assessoria, ele viajará a Nova Friburgo acompanhado dos secretários estaduais de Saúde, Cláudia Mello; do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi e de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade. O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon (PL) acompanhará a visita ao futuro hospital, no bairro Ponte da Saudade. Antes, a comitiva acompanhará o andamento das obras de contenção de encostas e do projeto Limpa Rios, a cargo do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no Jardim Califórnia, distrito de Conselheiro Paulino.
Na quarta-feira, 15, o governador Cláudio Castro se pronunciou em redes sociais demonstrando preocupação com a possibilidade do comprometimento da conclusão das obras do Hospital de Oncologia Francisco Faria que poderão sofrer atrasos com os vetos ao Propag que prevê a renegociação de mais de R$ 760 bilhões em dívidas dos estados. Pelo menos 90% desse montante correspondem a dívidas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul. Segundo Cláudio Castro, com os vetos de Lula ao Propag será preciso reavaliar os investimentos estaduais na obra. O governador acredita que os vetos proporcionarão um “duro golpe no federalismo”.
Uma longa espera
A obra do Hospital Oncológico Francisco Faria pode ser considerada uma verdadeira novela. A pedra fundamental da obra foi lançada em 2012. Nesse período o projeto sofreu diversas alterações. Além disso, a obra chegou a sofrer paralisações, embargos, saques e até incêndios. Os serviços de adaptação das antigas instalações do Centro Adventista de Vida Saudável (Cavs) no Hospital do Câncer de Nova Friburgo foram retomados em definitivo em 2022. A última previsão de entrega das obras era este primeiro trimestre de 2025. Inicialmente, a conclusão dos serviços estava prevista para o final do ano de 2024, mas houve atrasos para instalação e readequação de todo o complexo.
Deixe o seu comentário