Recentes golpes aplicados por criminosos através do sistema do Gov.br estão chamando a atenção da população e das autoridades, já que a plataforma reúne diversos serviços públicos federais. Dados de dezembro de 2023 mostram que, na época, havia 155 milhões de brasileiros cadastrados no Gov.br.
Uma organização criminosa está sendo investigada por invadir contas de usuários da plataforma para fazer empréstimos e procurações com os dados das vítimas. A conta pode ser utilizada para acessar serviços do SUS, inscrever-se no Enem, consultar a CNH ou Carteira de Trabalho digital, simular aposentadoria no Meu INSS, e diversos outros serviços.
A segurança das contas na plataforma Gov.br tem sido uma preocupação crescente. Especialistas em segurança cibernética reforçam a importância de utilizar todos os fatores de autenticação disponíveis, como forma de proteção adicional. Com isso, qualquer tentativa de acessar a conta a partir de um novo dispositivo necessitaria de autorização prévia do titular.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos está empenhado em aumentar a segurança dos usuários por meio de soluções tecnológicas. A recomendação é que os usuários não aceitem ajuda de terceiros para recuperar senhas e, em casos de suspeita de fraude, que realizem um boletim de ocorrência para garantir investigação adequada.
O que os usuários devem fazer ao identificar uma fraude
Em caso de suspeita de golpes, é fundamental que os usuários do Gov.br tomem medidas rápidas para proteger suas informações. É recomendado verificar alterações inconsistentes nos dados pessoais e reportar imediatamente qualquer atividade suspeita às autoridades competentes. Esse cuidado é essencial para mitigar os impactos de possíveis fraudes e garantir a proteção dos dados pessoais. Para deixar a conta mais segura, é importante ativar alguns mecanismos do site, como:
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Ativar a autenticação de duas etapas;
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Habilitar o login com a biometria do celular;
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Limitar o acesso para dispositivos autorizados.
Todas essas opções podem ser feitas dentro do app do Gov.br, que está disponível para celulares Android e iOS, através do menu principal e na aba “Segurança da conta”.
Como criar uma conta no Gov.br
É necessário que a pessoa faça o download e abra o aplicativo no seu celular. Quando abrir o app, a pessoa terá que digitar o seu CPF e clicar em “Continuar” para criar ou alterar sua conta. Para terminar de concluir o cadastro, o cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS.
Quais são os níveis da conta
A conta Gov.br tem três níveis: bronze, prata e ouro. No nível bronze, o cidadão tem acesso parcial às funcionalidades do aplicativo e conta com nível básico de segurança, com acesso a poucos serviços digitais. No nível prata, o acesso é completo a todas as funcionalidades do aplicativo e conta com nível alto de segurança, com acesso a serviços que exigem reconhecimento facial ou acesso a bancos credenciados. No nível ouro, o acesso também é completo a todas as funcionalidades do aplicativo e conta com nível máximo de segurança, principalmente para serviços mais sensíveis.
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