Procon encontra variação de quase 200% nos preços de brinquedos

Fiscais realizaram blitz em lojas físicas e virtuais em várias regiões do estado
quarta-feira, 09 de outubro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Com a proximidade do Dia das Crianças (12 de outubro), o Procon do Estado do Rio de Janeiro realizou uma pesquisa, entre os últimos dias 1º e 7  em lojas físicas do Grande Rio e interior e ainda em diferentes sites especializados na venda de brinquedos. Os fiscais catalogaram os preços de alguns dos principais itens de presentes no mercado com o intuito de ajudar o consumidor a garantir a melhor compra pelo menor preço. 

De acordo com o levantamento, as flutuações mais significativas nos valores dos brinquedos foram de até 190% em um jogo de brinquedo de engenharia e 100% em uma girafa. Já a menor variação ficou a cargo de um conjunto de miniaturas de carro, que variou 4% em lojas diferentes.

Segundo o presidente do Procon Estadual, Cássio Coelho, conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) neste Dia das Crianças, o varejo deve apresentar um crescimento de 2,6% em relação ao ano passado. 

“O objetivo da pesquisa de preços é de ajudar e demonstrar ao consumidor que, se ele pesquisar o mesmo produto em locais diferentes, pode encontrar muita diferença de valor e economizar expressivamente.  Queremos garantir a segurança dos consumidores e orientar os fornecedores quanto às boas práticas consumeristas”, explica Coelho.

A pesquisa poderá ser acessada através do site do Procon-RJ (www.procon.rj.gov.br). Os preços informados foram apurados dentro do período indicado e podem variar conforme a data.

Orientações para as compras

Considerando que o Dia das Crianças movimentará o comércio, tanto no e-commerce como em lojas físicas, o Procon-RJ também elaborou algumas dicas importantes aos consumidores.

1- Pesquisar é muito importante. Produtos idênticos podem apresentar grandes variações em lojas diferentes.

2- Se for efetuar compra de forma virtual, fique atento ao prazo de entrega e às especificações do produto.

3- Fique atento à classificação etária do brinquedo. Ela deverá ser adequada à idade da criança.

4- Verifique se há o selo do Inmetro no brinquedo adquirido. Isso garantirá que este produto passou por testes que o liberaram para comercialização.

5- Observe o rótulo e certifique-se de que não haja agentes que possam causar intoxicações ou alergias à criança.

6- Não digite dados pessoais e não envie fotos através de links, aplicativos de mensagens, e-mails ou sites desconhecidos.

7- Busque a reputação do site que deseja realizar a compra, com outros consumidores e através de sites específicos para isso, como o consumidor.gov.br

8- Atente-se à política de troca de cada loja, pois ela não é obrigatória.

9- O direito de arrependimento é um direito do consumidor, e poderá ser exercido para aquelas compras realizadas pela internet, telefone e até mesmo catálogos. Neste caso, o consumidor terá sete dias para desistir da compra, por qualquer motivo, e deverá ser restituído de todo valor pago, inclusive do frete.

10- Peça sempre a nota fiscal, não importa a modalidade da compra.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: