Denunciada quadrilha que aplica o golpe do consignado

Segundo o MP, ação criminosa vitimou mais de 500 pessoas em todo o estado, a maioria aposentados
sábado, 22 de junho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

O Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Gaeco/MPRJ) denunciou à Justiça, nesta semana, 12 pessoas pelos crimes de estelionato e associação criminosa. A ação penal foi recebida pela 3ª Vara Criminal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. De acordo com o Gaeco/MPRJ, juntos, os integrantes da organização criminosa praticaram mais de 500 empréstimos consignados de forma fraudulenta em diversos municípios fluminenses, inclusive na Região Serrana. 

Segundo as investigações, o grupo, depois de obter os empréstimos e sequestrar os valores, deixava para os contratantes apenas as prestações a serem quitadas, causando prejuízo às vítimas, formadas, em sua maioria, por pensionistas, aposentados mais humildes e/ou idosos vulneráveis.

As investigações revelaram ainda que os golpes foram aplicados desde 2021. De acordo com o Gaeco, os criminosos se dividiam na captação de clientes, faziam contatos para oferecimento de vantagens para obtenção de créditos, e compareciam às casas das pretensas vítimas para obtenção de fotografias do rosto, dos documentos e demais dados cadastrais.

Ainda segundo o MP, após a colheita de todos os dados da vítima, outros integrantes da associação criminosa entravam em ação, realizando a contratação do empréstimo consignado junto aos bancos. Na sequência, eles entravam em contato com a vítima alegando que os empréstimos foram contratados de forma equivocada e apresentavam como solução a devolução da quantia depositada por meio de transferência para outra conta bancária indicada por um dos integrantes da associação ou por meio de boleto.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: