É junho, tempo das festas juninas, uma das festividades mais animadas e tradicionais do Brasil, repletas de comidas deliciosas, danças tradicionais e muita diversão. Além da música e das quadrilhas, essas festividades são conhecidas pelo cardápio típico. Sejam doces ou salgados, as guloseimas são sucesso nacional.
Com alguns cuidados, prepare-se para um “arraiá” saudável e divertido, apenas atento a alguns tópicos importantes como o clima, hidratação e comilança!
São irresistíveis: a canjica, a pamonha, a pipoca, o curau, o bolo de milho, de fubá, o milho cozido, a paçoca, o pé de moleque, o amendoim, os caldos e muito mais. Só que, por mais deliciosas que sejam as comidas juninas, é preciso lembrar, elas são calóricas. Mas não se reprima: é possível aproveitar as festas sem abrir mão da saúde.
Com alguns cuidados, prepare-se para um “arraiá” saudável e divertido, atento para alguns tópicos importantes como: dependendo da região onde mora, use roupas adequadas para se manter aquecido; cuide da hidratação, pois em temperaturas mais amenas é comum não sentir tanta sede — então, beba água regularmente e evite bebidas alcoólicas em excesso, para não desidratar.
Nunca é demais lembrar: O consumo das bebidas alcoólicas é liberado para os maiores de 18 anos. Porém, quem for tomar quentão, vinho quente, cerveja ou outras bebidas não deve se esquecer de tomar água, antes, durante e depois. Dessa forma o impacto do álcool no organismo poderá ser menor.
Outra coisa: se tem fogueira no local da festa, mantenha-se a uma distância segura para evitar acidentes, e evite exposição excessiva à fumaça, que pode ser prejudicial à saúde, especialmente para pessoas com problemas respiratórios. E ainda: aplique um protetor solar que protege contra os raios UVA e UVB, especialmente se a festa junina acontecer durante o dia.
Misture tudo e se divirta!
As danças típicas são uma tradição e também são ótimas para a saúde. Além de serem divertidas, elas são uma excelente forma de exercício físico. Pular, girar e se movimentar ajuda a queimar calorias e manter o corpo em movimento.
Além das danças, as festas juninas oferecem diversas brincadeiras divertidas, como o correio elegante, a pescaria, o jogo de argolas, a boca do palhaço e muitas outras opções. Elas estimulam o convívio social, a coordenação motora e ainda garantem boas gargalhadas.
Por fim, dá-lhe milho! Ele é um dos ingredientes mais presentes nas festas juninas além de ser muito saudável. Experimente saboreá-lo cozido ou assado na brasa. Mas lembre-se de não exagerar no sal. Nem no açúcar.
Resumindo, é possível aproveitar a festa junina sem descuidar da saúde. Coloque a sua roupa caipira e se jogue nessa festança com alegria e equilíbrio.
Deixe o seu comentário